O Colegiado Regional de Saúde Mental da Regional de Saúde de Sete Lagoas (SRS Sete Lagoas) reuniu-se para abordar a formação na perspectiva da docência, da educação permanente e da educação popular para o protagonismo em políticas públicas da área nesta terça-feira (7/3). Na ocasião, as referências técnicas de Saúde Mental que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) da região discutiram a acessibilidade de políticas de saúde mental para diferentes públicos.

O Colegiado Regional de Saúde Mental se reúne bimestralmente na unidade Regional como um fórum intersetorial responsável pela gestão da Rede de Atenção Psicossocial no território de abrangência da SRS Sete Lagoas. “O encontro com a contribuição dos convidados, nos trouxe importantes reflexões sobre a formação para a atuação nas políticas públicas, em especial a saúde mental, na perspectiva da formação acadêmica, da educação permanente e da educação popular para a produção de cuidado com foco na saúde coletiva e nos determinantes sociais”, descreveu a referência técnica de Saúde Mental da Regional de Saúde, Clarice Fonseca.

Participação Social

Louise de Paula Gonçalves, psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS )Infantojuvenil de Sete Lagoas e Eudson de Almeida, psicólogo do projeto Próximo Passo compartilharam a experiência da articulação no território potencializando os recursos ali existentes, qualificando lideranças. Para a psicóloga deve-se considerar o contexto da Saúde Mental que existe um compromisso na construção de uma sociedade cidadã em que os determinantes sociais da saúde devem ser considerados.

Créditos: Nayara Souza

“A gente nunca pode perder de vista as condições econômicas, de raça, de gênero, de classe social. Então tudo isso perpassa a Saúde Mental e o Sistema de Saúde. E, como também nós trabalhamos a saúde mental podemos e devemos ter um papel na mobilização da população, trazer a população para a participação Social”, explica Gonçalves que completa que o SUS é uma conquista dos trabalhadores em saúde e da sociedade civil.

Uma das integrantes dessa edição do Colegiado Regional de Saúde Mental da Regional de Saúde de Sete Lagoas, Aline Gonçalves, relatou a própria experiência como professora da graduação em diversos cursos da área da saúde e enfatizou o desafio da formação do médico para a atuação integrada com os demais saberes e para a emancipação do usuário na perspectiva da saúde coletiva. Laura Freire, mestre em psicologia, também participou do evento e falou da trajetória no setor público e na docência, destacando a potência dos vínculos e do reconhecimento das próprias fragilidades para a formação de um perfil de profissional empático, engajado com as questões sociais e em constante aprimoramento.

O projeto exitoso: Cidade Viva ilustrando a ideia da ocupação dos espaços públicos através da arte do CAPS de Morada Nova de Minas também foi apresentado pelas coordenadoras Fernanda Silva e Brenda Alves como inspiração de ação.

Por Nayara Souza