A categoria dos farmacêuticos de Uberlândia foi homenageada nesta segunda-feira (27/2) no plenário da Câmara Municipal de Uberlândia durante sessão solene. Indicada pela vereadora Gláucia da Saúde, a farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Sissi Kelly Ribeiro, representou a Farmácia de Minas de Uberlândia, entre os 23 agraciados pela Comenda do Mérito Farmacêutico Colandi Jaime da Rocha.

Farmacia de Minas de Uberlandia recebe Comenda / Crédito: Divulgação

Segundo a servidora da Farmácia de Minas de Uberlândia, o prêmio reforça o reconhecimento pelos serviços prestados em Uberlândia. “Atendemos em média, 350 pacientes uberlandenses por dia, seja com prescrição médica da rede pública ou privada. São pacientes que necessitam de medicamentos especiais. Trabalhamos com o maior empenho desde o recebimento da documentação para a liberação até o atendimento rotineiro para a entrega dos remédios”, disse a farmacêutica Sissi Kelly Ribeiro.

No mesmo sentido, o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, destaca a satisfação da instituição ser agraciada com a Comenda. “Nos sentimos muito honrados, principalmente que a temática do prêmio valorizou os profissionais farmacêuticos envolvidos nas ações da covid-19. Podemos citar que, em uma ação inovadora em 2020, o Governo de Minas fez parceria com uma empresa de aplicativo de transporte, e aqui em Uberlândia, levamos a medicação em casa para mais de mil pacientes por sete meses”, observou o superintendente.

Farmácia de Minas de Uberlândia

A Farmácia de  Minas de Uberlândia funciona no bairro Martins, e é referência para dezoito municípios da região. Atualmente são 8 mil pacientes de Uberlândia cadastrados que estão elencados para receber até 256 medicamentos para tratamento de cerca de 90 doenças, como artrite reumatoide, Alzheimer, doença pulmonar obstrutiva crônica, Parkinson, e outras doenças raras, bem como outras demandas.

Comenda do Mérito Farmacêutico Colandi Jaime da Rocha

A Comenda homenageia aqueles que contribuíram para o fortalecimento e a valorização da classe. Por conta da pandemia, a Comenda ficou suspensa desde 2019 e retornou com as homenagens agora em 2023. O farmacêutico que dá nome à Comenda Colandi Jaime da Rocha, faleceu e foi sepultado em Uberlândia no dia 24 de junho de 1988, depois de muitos anos de bons serviços prestados ao setor.

Por Lilian Cunha