Os números impressionam: 585 colaboradores, 35 bases descentralizadas, 45 ambulâncias e 1 helicóptero. Essa estrutura, construída e efetivada há 8 anos, atende aproximadamente 3 milhões de habitantes das 154 cidades cobertas pelo SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), da macrorregião de saúde Sul.

Créditos: Assessoria de Comunicação CISSUL SAMU

Em 31 de janeiro de 2015, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL) iniciou suas atividades com o SAMU 192, tendo sua sede administrativa e Central de Regulação instaladas no município de Varginha. Desde então, foi se configurando como o maior SAMU do Brasil em número de municípios - 35 deles passaram a contar com bases descentralizadas. Em 2016, após firmada uma parceria entre CISSUL SAMU e o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, a aeronave Arcanjo passou a atender as urgências dos municípios consorciados quando em casos de necessidade de redução do tempo resposta para atendimento às vítimas, bem como em resgates de difícil acesso.

Para celebrar os 8 anos de atividades do serviço, foi realizada, no dia 02 de fevereiro, em Varginha, uma cerimônia festiva com a presença de autoridades regionais, estaduais e municipais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve representada, na ocasião, pelo Secretário Adjunto de Estado de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos, além das Superintendentes Regionais de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira,Varginha, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira e os Coordenadores de Atenção à Saúde e Regulação de Alfenas, Eduardo Pereira e Ednaldo Cassiano, representando a Superintendente Thaís Helena.

“O trabalho da SES-MG tem como foco organizar a saúde estadual, e uma importante parte dessa organização é a urgência e emergência. O Sistema Único de Saúde (SUS) constrói suas decisões de forma compartilhada, e por isso estamos aqui hoje demonstrando nosso apoio aos consórcios na entrega desse trabalho tão importante dentro da saúde pública”, afirmou o Secretário de Estado Adjunto de Saúde de Minas Gerais, André Luiz Moreira.

Posse

O evento em Varginha também teve outra importante razão: empossar a nova diretoria do CISSUL SAMU, para o biênio 2023-2024. Silvio Antônio Félix, prefeito do município de Bueno Brandão, e Letícia Aparecida Belato Martins, prefeita de Monsenhor Paulo, assumiram, na ocasião, como Presidente eVice-Presidente do Conselho Diretor do CISSUL/SAMU. Conselheiros fiscais e Técnicos-Executivos também foram empossados na cerimônia.

“Nosso agradecimento a todos os prefeitos que têm seus municípios como parte do CISSUL SAMU e que optaram por multiplicar e não dividir. Fomos, com isso, uma chapa única e temos como compromisso dar continuidade às ações do serviço e reestruturar o que for necessário, sempre em busca de salvar vidas com qualidade e no menor tempo”, ressaltou Silvio Félix, presidente empossado.

Além dos protocolos de posse e da comemoração dos 8 anos do serviço, homenagens aos funcionários nota 10 - administrativo, condutor(a), enfermeiro(a), técnico(a) em Enfermagem e médico(a) foram realizadas, bem como ao prefeito do município de Caxambu e agora ex-presidente do CISSUL SAMU, Diogo Curi Hauegen. Um vídeo do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi exibido aos presentes, no qual frisa a grandeza do serviço na região e afirma que o governo tem como meta, até o final do ano, ter 100% dos municípios mineiros cobertos com o serviço do SAMU; para isso, segundo o Governador, 80 milhões de reais têm sido investidos. Minas tem, hoje, aproxidamente 85% de municípios cobertos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

Por Tânia Corrêa