Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) impulsionou seus investimentos direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A estratégia faz parte de uma série de ações da secretaria com o objetivo de prestar um atendimento de excelência à população.
As melhorias, proporcionadas pelos recursos, foram sentidas pelos usuários do serviço.
“O atendimento foi bom, rápido. O médico e a enfermeira atenderam muito bem”. Assim, José Carlos Mendes de Sousa, 55 anos, morador de Vespasiano descreve o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento localizada na Av. Prefeito Sebastião Fernandes, 47, no centro do município.
A avaliação do atendimento é compartilhada por Stéphanie Souza, 31 anos: 'a equipe foi bem atenciosa e resolveu meu problema”.
Só em 2022, a SES-MG aumentou em aproximadamente 300% o investimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por meio da Resolução nº 8.348, de 03 de outubro de 2022.
O recurso estadual de custeio teve acréscimo de mais de 14 milhões de reais mensais totalizando um valor de R$19.378.000,00 por mês.
“Após a resolução, o valor de repasse estadual foi equiparado ao investimento de custeio federal, que somados totalizam 40 milhões mensais. Desde a sua criação, as UPAs não tinham recebido nenhum reajuste nos repasses estaduais que totalizavam mensalmente em torno de R$5.000,000,00”, declarou a referência técnica da Coordenação Estadual de Atenção às Urgências e Emergências da SES-MG, Diovana Paiva Faustino.
A referência estadual enumera os benefícios deste incremento para a população. “Há melhoria no acesso, assistência mais qualificada, bem como aumento da capacidade de atendimento onde as UPAs oferecem eletrocardiografia, exames laboratoriais e de raio-x, leitos de observação e de sala vermelha onde são atendidos os pacientes graves”, cita Diovana Faustino.
Atendimento 24 horas
O Programa UPA 24h está em 52 municípios contemplados, com 67 unidades disponíveis para prestar assistência a quase metade da população mineira. Em 2021, as unidades responderam por 37% da demanda de urgência e emergência e no ano seguinte, de janeiro a agosto, por 39%, conforme dados extraídos do DATASUS.
“Esses números demonstram a grande relevância para o atendimento das demandas de média complexidade, bem como a expressiva contribuição no que tange a superlotação das portas hospitalares”, salienta Faustino.
O reflexo do aumento do investimento expressados pela população na qualidade do atendimento também é percebido por profissionais e gestores. Enfermeira da qualidade da UPA Prefeito Luiz Issa, em Vespasiano, Thalita Karolyne, ressalta o compromisso da gestão e da equipe profissional: “temos uma equipe empenhada em fornecer o melhor para que possamos ter o tratamento adequado, inclusive para salvarmos vidas”.
Também satisfeito com a ampliação dos investimentos, o secretário municipal de saúde de Vespasiano, Erick Bernardo Baeta Pinheiro ressalta a importância dos recursos principalmente para a infraestrutura local.
“Somos polo de micro, atendemos 6 municípios, além de Vespasiano: Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Santana do Riacho. A população estimada da microrregião é de 270 mil pessoas e a estrutura pode ser aperfeiçoada. Um exemplo foi a Ortopedia, atualmente, temos profissionais 24 horas”, completa Pinheiro.
Busca por qualidade
Além dos médicos clínicos generalistas, o atendimento especializado também é prestado em UPAs de Minas Gerais: 52 das 67 UPAs contam com ortopedia, 44 contam com pediatras e 29 com cirurgia geral.
Além de cobrir parte relevante das demandas da população, o serviço está em constante evolução no estado; qualificação, eficiência e agilidade são alguns dos objetivos perseguidos pela atual administração.
Referência da Coordenação de Enfermagem da UPA Prefeito Luiz Issa, em Vespasiano, Ludmila Lopes, destaca a agilidade no atendimento.
“Nunca tivemos uma equipe tão completa de enfermagem, o que proporciona atendimento de qualidade mais ágil e também diminui a espera por medicamentos”, afirma Lopes.
Gestor da UPA Prefeito Luiz Issa, em Vespasiano, Rodrigo Ferreira, aponta o alinhamento dos trabalhadores no compromisso da excelência no atendimento: “temos o reconhecimento do trabalho por parte da população usuária. Conseguimos mudar uma realidade com muito trabalho e muita dedicação. São aproximadamente 10 mil atendimentos por mês”.
“Um dos indicadores de monitoramento é o percentual de profissionais capacitados nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do município, por quadrimestre. É o fomento à capacitação dos profissionais por meio de recurso financeiro”, finaliza Diovana.
Quando procurar uma UPA 24h?
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais enumera situações em que a UPA 24h deve ser procurada:
Dor aguda intensa na cabeça, peito ou abdômen
Perda de consciência, tontura repentina, confusão mental aguda ou fraqueza repentina
Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar
Tosse com sangue
Vômitos com sangue
Diarreia ou vômito persistentes
Dor súbita intensa em membro
Traumatismo ou lesões osteomusculares agudas
Cortes, lesões perfurantes de pele e pequenas queimaduras