Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) impulsionou seus investimentos direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A estratégia faz parte de uma série de ações da secretaria com o objetivo de prestar um atendimento de excelência à população. 

Crédito: Leandro Heringer

As melhorias, proporcionadas pelos recursos, foram sentidas pelos usuários do serviço. 

“O atendimento foi bom, rápido. O médico e a enfermeira atenderam muito bem”. Assim, José Carlos Mendes de Sousa, 55 anos, morador de Vespasiano descreve o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento localizada na Av. Prefeito Sebastião Fernandes, 47, no centro do município. 

A avaliação do atendimento é compartilhada por Stéphanie Souza, 31 anos: 'a equipe foi bem atenciosa e resolveu meu problema”.

Só em 2022, a SES-MG aumentou em aproximadamente 300% o investimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por meio da Resolução nº 8.348, de 03 de outubro de 2022.

O recurso estadual de custeio teve acréscimo de mais de 14 milhões de reais mensais totalizando um valor de R$19.378.000,00 por mês. 

“Após a resolução, o valor de repasse estadual foi equiparado ao investimento de custeio federal, que somados totalizam 40 milhões mensais. Desde a sua criação, as UPAs não tinham recebido nenhum reajuste nos repasses estaduais que totalizavam mensalmente em torno de R$5.000,000,00”, declarou a referência técnica da Coordenação Estadual de Atenção às Urgências e Emergências da SES-MG, Diovana Paiva Faustino.

A referência estadual enumera os benefícios deste incremento para a população. “Há melhoria no acesso, assistência mais qualificada, bem como aumento da capacidade de atendimento onde as UPAs oferecem eletrocardiografia, exames laboratoriais e de raio-x, leitos de observação e de sala vermelha onde são atendidos os pacientes graves”, cita Diovana Faustino. 

Atendimento 24 horas

O Programa UPA 24h está em 52 municípios contemplados, com 67 unidades disponíveis para prestar assistência a quase metade da população mineira. Em 2021, as unidades responderam por 37% da demanda de urgência e emergência e no ano seguinte, de janeiro a agosto, por 39%, conforme dados extraídos do DATASUS. 

“Esses números demonstram a grande relevância para o atendimento das demandas de média complexidade, bem como a expressiva contribuição no que tange a superlotação das portas hospitalares”, salienta Faustino.

O reflexo do aumento do investimento expressados pela população na qualidade do atendimento também é percebido por profissionais e gestores. Enfermeira da qualidade da UPA Prefeito Luiz Issa, em Vespasiano, Thalita Karolyne, ressalta o compromisso da gestão e da equipe profissional: “temos uma equipe empenhada em fornecer o melhor para que possamos ter o tratamento adequado, inclusive para salvarmos vidas”.

Também satisfeito com a ampliação dos investimentos, o secretário municipal de saúde de Vespasiano, Erick Bernardo Baeta Pinheiro ressalta a importância dos recursos principalmente para a infraestrutura local. 

“Somos polo de micro, atendemos 6 municípios, além de Vespasiano: Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Santana do Riacho. A população estimada da microrregião é de 270 mil pessoas e a estrutura pode ser aperfeiçoada. Um exemplo foi a Ortopedia, atualmente, temos profissionais 24 horas”, completa Pinheiro. 

Busca por qualidade 

Além dos médicos clínicos generalistas, o atendimento especializado também é prestado em UPAs de Minas Gerais: 52 das 67 UPAs contam com ortopedia, 44 contam com pediatras e 29 com cirurgia geral. 

Além de cobrir parte relevante das demandas da população, o serviço está em constante evolução no estado; qualificação, eficiência e agilidade são alguns dos objetivos perseguidos pela atual administração. 

Referência da Coordenação de Enfermagem da UPA Prefeito Luiz Issa, em Vespasiano, Ludmila Lopes, destaca a agilidade no atendimento. 

“Nunca tivemos uma equipe tão completa de enfermagem, o que proporciona atendimento de qualidade mais ágil e também diminui a espera por medicamentos”, afirma Lopes. 

Gestor da UPA Prefeito Luiz Issa, em Vespasiano, Rodrigo Ferreira, aponta o alinhamento dos trabalhadores no compromisso da excelência no atendimento: “temos o reconhecimento do trabalho por parte da população usuária. Conseguimos mudar uma realidade com muito trabalho e muita dedicação. São aproximadamente 10 mil atendimentos por mês”. 

“Um dos indicadores de monitoramento é o percentual de profissionais capacitados nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do município, por quadrimestre. É o fomento à capacitação dos profissionais por meio de recurso financeiro”, finaliza Diovana.

Quando procurar uma UPA 24h?

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais enumera situações em que a UPA 24h deve ser procurada:

  • Dor aguda intensa na cabeça, peito ou abdômen 

  • Perda de consciência, tontura repentina, confusão mental aguda ou fraqueza repentina

  • Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar

  • Tosse com sangue

  • Vômitos com sangue

  • Diarreia ou vômito persistentes

  • Dor súbita intensa em membro

  • Traumatismo ou lesões osteomusculares agudas

  • Cortes, lesões perfurantes de pele e pequenas queimaduras

Por Leandro Heringer