Com a proximidade do verão, que se inicia dia 21 de dezembro, aumenta a incidência de chuvas. O período traz um alerta, já que potencializa a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, que se reproduz em locais com água limpa acumulada. Assim, a combinação de chuvas com embalagens de alimentos, pneus, objetos descartados inadequadamente, piscinas sem tratamento, caixas d’água destampadas, vasilhas para plantas ou bebedouro de animais podem se tornar criadouros.

O Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em 13 de dezembro, mostra que foram registrados 3.179 casos prováveis de dengue nos 24 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas em 2022. Em todo o estado o quantitativo é de 89.874 casos prováveis.

“A SRS Alfenas permanece vigilante no combate ao mosquito Aedes Aegypti, fornecendo subsídios aos municípios por meio de capacitações, insumos e equipamentos costais motorizados, que são utilizados nas atividades de rotina e bloqueio de transmissão”, enfatiza Larissa Ribeiro de Souza, referência técnica da SRS em arboviroses.

Foto: SRS Alfenas

Para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados preventivamente, as secretarias municipais de saúde têm usado estratégias diversas. As mobilizações sociais contam com carros de som, personagens do mosquito percorrendo ruas, escolas e comércios, abordagens em sala de espera das Unidades de Saúde, palestras, carreatas, faixas, cartazes, mutirões de limpeza, conscientização nas redes sociais e visita dos agentes, por exemplo.

Em Paraguaçu, município com pouco mais de 42 mil habitantes, foram registrados neste ano, ainda de acordo com o boletim,  1.371 casos prováveis de dengue e o município está se esforçando para evitar que mais gente adoeça.

“O Setor de Epidemiologia do município tem realizado fumacê nos locais de incidência de possíveis focos. Diferentes setores da rede de enfrentamento ao agravo da Prefeitura Municipal de Paraguaçu uniram-se no combate ao mosquito”, explica Anderson Mazzeu Junqueira, secretário de Saúde de Paraguaçu. “Dentre as ações, podemos destacar a limpeza de terrenos, programação de mutirão de limpeza em todos os bairros do município para acabar com entulhos, visto que o maior número de larvas do Aedes aegypti foram encontradas em depósitos de lixo e entulhos”, completa o secretário.

Para combater o mosquito é fundamental que cada um faça a sua parte. Em novembro a SES-MG lançou a campanha “tchau, dengue, tchau” que veicula diversas orientações e cuidados para a população. Os municípios podem replicar os conteúdos em suas mídias, ampliando a conscientização.

Por Thayane Viana