A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encerrou na quarta-feira, 30 de novembro, em Montes Claros, as ações relativas ao Novembro Azul, mês voltado para conscientização dos homens para os cuidados com a saúde e prevenção contra o câncer de próstata. Durante encontro realizado no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, profissionais que atuam nas diversas coordenadorias participaram de palestra ministrada pela médica oncologista, Laís Santiago, do Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros.

Foto: Pedro Ricardo

“Adotar estilo de vida saudável, com alimentação adequada; prática de atividade física pelo menos três vezes por semana e realização de exames de saúde regularmente, são fatores importantes para a preservação da saúde”, disse a médica. “No caso específico do câncer de próstata, a realização do exame PSA deve estar aliada ao toque retal, a fim de que qualquer alteração seja detectada de forma completa”, observou. Laís ressaltou que o rastreamento de casos deve ser feito pelos serviços de atenção primária dos municípios, ficando os hospitais responsáveis pelo tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença. “O sedentarismo, o sobrepeso, a má alimentação, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas são fatores prejudiciais à saúde. E, em virtude dessa situação, homens afrodescendentes ou os que tiveram algum caso de câncer na família, têm maiores predisposição para desenvolver a doença. Por isso, a realização de exames de forma regular a partir dos 45 anos é importante para a detecção do câncer de próstata de forma precoce. Isso possibilitará ao paciente diagnosticado com a doença, 90% de chance de cura”, pontuou a médica.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresentados por Laís Santiago, apontam que até 2025, cerca de 704 mil novos casos de câncer devem ser diagnosticados no Brasil, sendo 70% deles na região Sudeste. “Um a cada 35 pacientes com câncer de próstata morre por causa da doença. Isso porque, 50% dos homens nunca consultaram um urologista. Atualmente a letalidade do câncer de próstata ocupa o segundo lugar no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão”, concluiu a médica.

Ainda durante o encontro, o médico Arlen Santiago lembrou que o Norte de Minas conta atualmente com equipamentos de última geração e profissionais qualificados para conduzir o tratamento de pacientes oncológicos.

A superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques observou que “as ações de mobilização dos servidores para cuidados com a saúde serão implementadas de forma rotineira, levando em conta a importância do tema, diante das mudanças sociais, econômicas e ambientais pelas quais o mundo tem passado o que, consequentemente, afeta a qualidade de vida das pessoas”.

O encontro foi encerrado com a realização de dinâmica; reflexão espiritual; confraternização e sorteio de brindes.

Por Pedro Ricardo