A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nos dias 27 e 28 de setembro, o IV Encontro de Lideranças Regionais de Saúde, voltado para os dirigentes regionais. O evento foi realizado na Cidade Administrativa, pela Subsecretaria de Gestão Regional, e teve como objetivo alinhar os processos e a execução das políticas públicas de saúde prestadas à população, além de monitorar o cumprimento de metas pactuadas com as Unidades Regionais de Saúde (URS).

Crédito: Fábio Marchetto

Durante a abertura, o Secretário Adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos, ressaltou a importância do papel dos dirigentes, que estão próximos do território e conhecem a assistência que está sendo prestada na ponta. “A SES-MG está passando por momentos de mudança, na direção da melhoria dos processos. Sei que não é fácil e que todos vão ter que fazer mais esforços para o cumprimento das metas, mas é necessário exigir esses esforços, para que a prestação de serviços de saúde à população seja de qualidade”, pontuou.

Crédito: Fábio Marchetto

De acordo com o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, o evento é um ato de disciplina e gestão, em que o nível central e o nível regional da SES-MG se reúnem, para promover uma aproximação entre os dirigentes regionais das 28 URS’s e a alta liderança da Secretaria, além de possibilitar a troca de experiências entre eles. “Nessa reta final, o Encontro ganha uma importância ainda maior, porque é um presságio de encerramento de um ciclo, tanto do ano quanto do mandato. É importante para reforçar que ainda há muitas metas a serem concluídas, para tentar evitar qualquer tipo de desmobilização e para promover uma sinergia, afinal, somos uma instituição só”, disse.

No encerramento do primeiro dia de evento, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti agradeceu pelo empenho de todos os dirigentes e destacou a importância de cada um na promoção da adesão às políticas públicas de saúde do Estado. “Temos políticas muito importantes como da UTI neonatal, UTI pediátrica, o Opera Mais e Banco de Leite, que têm recursos disponíveis e, por isso, é muito importante intensificar as ações para promover a adesão”,finalizou.

As próximas edições do Encontro de Lideranças Regionais de Saúde estão agendadas para os dias 22 e 23 de novembro e 14 e 15 de dezembro. A programação será disponibilizada posteriormente.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após o término das eleições.

Por Jornalismo SES-MG