A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária, realizou, nos dias 30 e 31 de maio, capacitação presencial voltada para a elaboração e execução do Plano Municipal de Preparação e Resposta (PPR) do setor de saúde no período chuvoso e de seca/estiagem, conforme preconiza o Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada aos riscos decorrentes dos desastres naturais (VIGIDESASTRE).

A reunião teve início com as boas-vindas da coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Cristina Rocha e da coordenadora da Vigilância Sanitária, Nara Cristina Viana. Durante os dois dias de capacitação, os técnicos da SRS Diamantina apresentaram os seguintes temas: introdução ao Programa VIGIDESASTRES; Acidentes com Produtos Perigosos (APP); estruturação do Comitê Operativo de Emergência (COE-Saúde); levantamento de informações sobre desastres e vulnerabilidades; levantamento da capacidade de resposta; preparação do setor saúde para responder aos desastres; georreferenciamento de áreas vulneráveis e realização de exercícios simulados.

Dos 34 municípios que fazem parte da SRS Diamantina, 14 foram contemplados pela Resolução SES/MG nº 7.801, de 21 de outubro de 2021, que destina incentivo financeiro complementar e estabelece as diretrizes para a elaboração PPR. “Cada município contemplado pela resolução recebeu R$100 mil para fortalecer as ações estratégicas de vigilância de desastres naturais. Esse recurso deve ser destinado para investimento no setor e, além disso, deve estar em conformidade com as diretrizes do Plano Municipal de Saúde. Os municípios beneficiados no nosso território foram: Araçuaí, Berilo, Carbonita, Chapada do Norte, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itamarandiba, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Serro, Turmalina e Virgem da Lapa ”, informou a referência regional do VIGIDESASTRES, Francinne Batista.

Créditos: Ricardo Maciel

Após a capacitação, os municípios deverão implantar o COE-Saúde e elaborar o PPR, com o apoio da SRS Diamantina. Em seguida o PPR deverá ser apreciado pela Defesa Civil Municipal e ser submetido à aprovação do Conselho Municipal de Saúde. O prazo para cumprimento da demanda se encerra em agosto de 2022, conforme cronograma pactuado com as referências técnicas municipais.

A referência técnica do VIGIDESASTRE do município Itamarandiba, Juciele Rodrigues, participou da capacitação e destacou a importância do momento. “Participar da primeira reunião presencial após o período crítico da pandemia foi marcante, especialmente pela rica troca de experiências que existiu entre os técnicos da Regional e os colegas de outros municípios. Agora, com o apoio de excelência da Regional, iniciamos o trabalho com o VIGIDESASTRE, também uma missão extremamente importante e que precisa da nossa atenção e comprometimento” destacou ela.

Contribuíram com a capacitação: o coordenador da Vigilância Epidemiológica; José Vicente Honorato, a referência regional em acidentes com produtos perigosos, Eduardo Fernandes, e a referência técnica regional do VIGIAGUA, Karen Karina Siqueira.

Por Ricardo Maciel