O município de Buritizeiro, no Norte do estado, recebeu a Força Estadual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para combate às arboviroses - dengue, zika e chikungunya - entre os dias 26 de abril e 6 de maio.

A referência técnica em arboviroses da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, Luciana Veloso, destaca que o município atingiu alta incidência de casos notificados de dengue no período anterior à vinda da Força Estadual. “A circulação do vírus da chikungunya, neste mesmo período, também chamou a atenção: foram registrados 26 casos prováveis da doença, com vários casos confirmados em laboratório. O município ainda carecia de apoio para estruturação da vigilância laboratorial para utilização da rede de laboratórios centrais de saúde pública, para realização do diagnóstico e, concomitantemente, detectar o sorotipo da dengue que circulou no município gerando o aglomerado de casos”, explicou.

Agentes de Combate à Endemias atuando na Força Estadual - recolhimento de inservíveis que servem de criadouros do mosquito Aedes - Foto: Adailson de Oliveira Santos

O secretário municipal de Saúde de Buritizeiro, Sinvaldo Alves, pontuou que  “as ações voltadas para prevenção e combate à dengue no município de Buritizeiro contaram com um trabalho efetivo da vigilância em saúde municipal durante todo o ano, especialmente por meio dos agentes municipais de combate à dengue”. Sinvaldo destacou ainda algumas ações realizadas para o controle vetorial no ano de 2022. “Porém, mesmo implementando diversas ações, ainda foi constatada uma taxa de incidência muito alta, o que levou o município a reforçar as ações do plano de contingência”.

Diante disso, o município iniciou a testagem de dengue e chikungunya e  solicitou o apoio da Força Estadual de combate às arboviroses. Durante as ações foram realizadas visitas em 1.714 residências, 212 comércios, 228 terrenos baldios, 253 outros estabelecimentos, totalizando 107 focos encontrados. O município organizou mutirões de limpeza em bairros estratégicos, onde se observou maior número de incidência de casos.  O centro da cidade foi o local de concentração do mutirão de limpeza, onde os agentes de endemias reuniram os materiais inservíveis e que podem abrigar focos do mosquito, recolhidos pelos agentes, e colocados em caminhões, que foram direcionados para o aterro sanitário da cidade.

Equipe da Força Estadual se preparando para sair às ruas - Foto: Dani Capistrano

A Força Estadual, além do controle vetorial, contemplou ações dos vários eixos que compõem o Plano Estadual de Contingência das Arboviroses. Reuniões foram realizadas com o apoio da Comunicação e Mobilização Social do município e da GRS Pirapora, dando origem a um plano de trabalho a ser executado em curto, médio e longo prazo.

Representantes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção à Saúde da GRS Pirapora se uniram com representantes dos mesmos setores no município e representantes do hospital municipal, para traçarem fluxos de envio de amostras para diagnóstico na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), planejar estratégias para efetivar a hidratação precoce dos pacientes suspeitos nas unidades básicas de saúde e ambulatório do hospital, bem como discutir demais fraquezas que o município apresentou para desenvolver a vigilância, assistência e controle da dengue.

Segundo Sinvaldo Alves, “a Força Estadual foi fundamental para o sucesso do controle e redução dos casos de dengue no município, trazendo maior tranquilidade para a população, com redução drástica das notificações e dos casos de dengue”. Ele agradeceu ao Governo do Estado de Minas Gerais pelo apoio prestado durante este período, bem como a todos os parceiros que contribuíram para o bom resultado dos trabalhos. Finalizou chamando a atenção da população para colaborar na eliminação dos criadouros do mosquito da dengue de forma contínua em suas residências.

Luciana Veloso explica que antes dos trabalhos da Força Estadual o município chegou a registrar 36 casos prováveis de dengue um mês antes da implementação das ações. Na semana anterior ao início das atividades da Força Estadual, Buritizeiro registrou 21 casos prováveis. E após as ações realizadas, o município não atingiu mais que 6 casos prováveis da doença.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da SES-MG, em Buritizeiro, até 26 de maio, foram registrados 271 casos prováveis de dengue, além de 26 casos de chikungunya. Não há mortes por chikungunya registradas na cidade e existem dois óbitos por dengue em investigação.

Equipe da Força Estadual reunida - Foto: Dani Capistrano

Por GRS Pirapora