Visando mobilizar a população e promover medidas de prevenção e combate à dengue e demais arboviroses, municípios sob abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena vêm promovendo diversas ações nesse período sazonal em que ocorre maior prevalência de arboviroses.

24-03-22-SRSBarbacena

Os municípios de Barbacena, Cristiano Otoni, Ibertioga e Jeceaba promoveram, entre suas ações, palestras em escolas, visitas a possíveis locais endêmicos e áreas de domicílio, aplicação de UBV, busca ativa por possíveis focos locais, panfletagem e orientações aos comerciantes, palestra para funcionários de empresas de reflorestamento local,  publicações em rede sociais sobre o tema dengue e demais  arboviroses, apresentações teatrais, e ações integradas com equipes da Estratégia de Saúde da Família e Zoonoses.

Tais ações vão ao encontro de diretrizes das políticas do Estado de Mobilização Social e de Vigilância Ambiental e Controle da Dengue, cujo objetivo é proporcionar aos territórios sanitários do estado de Minas Gerais condições para o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, visando a identificação das medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde, em especial os relacionados à dengue.

Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já repassou R$ 40 milhões aos Fundos Municipais de Saúde visando o período sazonal deste ano, para fomentar as estratégias dos municípios mineiros que possam evitar a proliferação do mosquito e qualificar as redes de atendimento. A resolução  SES/MG nº 7.733/2021 instituiu  as ações estratégicas e o repasse de incentivo financeiro aos municípios para o enfrentamento das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

Por Priscila Resende