A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que houve um erro no Boletim Epidemiológico de hoje, 6 de janeiro, em virtude do preenchimento incorreto do Painel Covid por parte do município de Coqueiral.

O município registrou, por erro de digitação, 2015 casos, quando o correto eram 215. Desta forma, o número de casos confirmados nas últimas 24 horas são 7.715 e não 9.515. Mesmo com este equívoco por parte do município, os 7.715 novos casos confirmados no boletim de 6 de janeiro de 2021 não se referem a casos confirmados somente nesta semana.

O número é resultado da redução das escalas de trabalho nos municípios e prestadores de serviços nas semanas de Natal e Ano Novo, com recessos e ponto facultativo, o que impactou na diminuição de notificações ao estado por parte dos mesmos. Além disso, foi observada a redução da atenção aos protocolos de segurança, do uso de máscaras, afrouxamento no distanciamento social mínimo e a não higienização constante das mãos.

O aumento das notificações, após a normalização das rotinas de trabalho, era esperado pela SES-MG e pela Sala de Situação, que continua monitorando diariamente os indicadores e atuando em conjunto com as regionais de saúde para entender, regionalmente, o impacto da pandemia no estado.

A Secretaria reitera que a situação epidemiológica em Minas Gerais demanda cautela e adequação às determinações orientadas pelo programa Minas Consciente.

Acesse ao informe retificado, neste link.

Por Jornalismo SES-MG