Em coletiva virtual desta terça-feira (22/9), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, apresentou gráfico com o comparativo da mortalidade por 100 mil habitantes em todos os estados da Federação. De acordo com a análise, Minas está hoje com 31.8 óbitos para cada 100 mil habitantes, mantendo-se como o estado com a menor taxa de mortalidade do país.

“Nós obtivemos o primeiro lugar no dia 31 de julho e, desde então, o estado se mantém com a menor mortalidade proporcional. Para nós, essa posição é resultado das ações desenvolvidas pela SES, pelas secretarias municipais de saúde e também pelos outros gestores. Destacamos que a disponibilização de leitos está relacionada a essa taxa e, em Minas Gerais, começamos o enfrentamento à covid com 2.072 leitos UTI. Hoje já passamos de 3900”, pontuou Carlos Eduardo Amaral.

Ainda segundo o secretário, o máximo de ocupação registrada até o momento foi de 2.766 leitos, número abaixo da capacidade da rede. “Importante destacar também que não tivemos nenhum momento de desassistência no estado”, reforçou.

Atualizações

Minas Gerais registra até o momento 6.764 óbitos por covid-19. Carlos Eduardo Amaral explicou que atualmente, há um total alinhamento entre os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde e a atualização feita pelos municípios.

Crédito: Fábio Marchetto

“Fizemos um ajuste quanto à consolidação dos dados, quando passamos a utilizar o Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe). Diariamente fazemos o download dos dados inseridos na plataforma nacional e contamos com essa atualização feita pelos municípios”, afirmou Carlos Eduardo Amaral.

Já o secretário de Estado de Saúde Adjunto, Marcelo Cabral, reforçou a importância de alinhamento entre as esferas estadual e municipal.

“É importante que haja essa atuação conjunta para que as informações relacionadas ao enfrentamento da epidemia sejam apresentadas com ainda mais transparência”, destacou.

Boletim epidemiológico de número 200

Nesta terça feira (22/9), a SES-MG fez a publicação do boletim epidemiológico da covid de número 200, e Carlos Eduardo Amaral falou sobre o papel desempenhando pelo informe ante o cenário da epidemia em Minas.

“Esse boletim, atualizado e divulgado diariamente, disponibiliza à sociedade diversos dados epidemiológicos sobre a situação da covid no estado, além de mostrar como estamos conduzindo a epidemia e qual é a nossa visão sobre o assunto. Esse documento envolve toda uma equipe que conta com mais de 55 profissionais de diferentes áreas da SES e faz parte do nosso compromisso com a máxima transparência na divulgação dos dados”.

Por Jornalismo SES-MG