A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, viabilizou o remanejamento de quase 600 mil para serviços da Rede de Atenção Psicossocial. A aprovação foi informada durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Macrorregião Sudeste, realizada neste mês, no dia 6/8. O investimento será destinado à abertura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) aos usuários de álcool e outras drogas no município de Visconde do Rio Branco, bem como, à ampliação do horário de atividade do CAPS de Muriaé que passará a funcionar 24 horas.

Crédito: Prefeitura de Ubá

Atualmente, as microrregiões de saúde de Ubá e Muriaé contam com uma estrutura de 13 CAPS, 22 leitos de Saúde Mental em Hospitais Gerais, 1 Unidade de Acolhimento de Adulto, 4 Serviços Residenciais Terapêuticos, além de serviços de apoio de atenção primária, serviços hospitalares e SAMU, tornando possível o acolhimento dos pacientes e atraindo novos recursos que qualifiquem ainda mais essa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), ressaltou a dirigente da URS de Ubá, Aline Almeida Prado.

A abertura dos dois novos centros de Saúde Mental amplia a capacidade de cuidar e acolher os familiares e as pessoas com transtornos mentais e comportamentais, também os usuários de álcool e outras drogas. “Assim, garantimos atendimento sem recorrer à práticas truculentas ou que violem o direito de liberdade, de escuta e a autonomia dos que necessitam desses cuidados. Apesar da rede de serviços existentes, acreditamos que ainda há muitos desafios a serem alcançados, como por exemplo, a qualificação dos profissionais e um financiamento mais robusto”, informou a referência técnica em saúde mental da GRS de Ubá, Fabiana Érica Souza.

Por Keila Lima