O programa Medicamento em Casa, que tem custo zero para o beneficiário, já atendeu aproximadamente 29 usuários de medicamentos fornecidos pela Farmácia de Minas, em Teófilo Otoni e região. Pacientes do município de Itambacuri, também, foram contemplados com a entrega em suas residências.

Crédito: Nobio Prates Viana

O objetivo do programa é retirar das filas pessoas do grupo de risco da covid-19 e evitar aglomeração, na tentativa de preservar a saúde desses pacientes. Além das pessoas portadoras de asma ou de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), também, passam a ser beneficiados, pacientes com hepatite B, osteoporose e dislipidemia. Até o momento foram entregues cerca de 110 itens.

Uma equipe da regional de saúde de Teófilo Otoni é responsável por ligar para esses pacientes informando a data da entrega do medicamento. De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica da regional, Tatiana Maciel, o paciente deverá estar com o cadastro atualizado no Programa Farmácia de Minas para o efetivo recebimento do medicamento em sua residência.

Essa atualização pode ser feita pelo número do aplicativo WhatsApp (31) 98282-4324 ou pelo e-mail: medicamentoemcasa@saude.mg.gov.br. “Os usuários que não receberem a ligação, deverão comparecer normalmente nas farmácias regionais, conforme agendamento prévio para a retirada do medicamento”, afirma Tatiana.

Para os demais usuários que também fazem parte do grupo de risco da covid-19, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentos para nomear um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente impossibilitado de comparecer.

Para maiores informações sobre o programa, acesse: https://www.saude.mg.gov.br/medicamentoemcasa

Por Déborah Goecking