Ao longo da última semana, a Regional de Saúde de Ponte Nova contribuiu para o trabalho de prevenção e combate às arboviroses no município de Santo Antônio do Grama. Conforme consulta ao Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) em 16/3, o município encontra-se com muito alta incidência de notificações de casos prováveis de dengue, com 66 notificações em uma população de 4.085 habitantes. A taxa de incidência é, no momento, de 1615 notificações por 100 mil habitantes.

Treinamento ubv costal

Os supervisores de campo do Ministério da Saúde, Robson Saraiva Ferreira, Atos Stoffel e Sebastião Moreira, integrados ao quadro de servidores da Regional na área de Vigilância Epidemiológica, estiveram no município para ministrar treinamento sobre uso do Ultra Baixo Volume (UBV) costal. As instruções foram repassadas a agentes de combate a endemias (ACE) locais, auxiliados por 12 funcionários contratados.

“O treinamento consiste em ensinar como utilizar a bomba motorizada contendo o inseticida Malation, contemplando o funcionamento do equipamento, formulação do inseticida, quantidade de combustível, entre outros tópicos”, explicou Saraiva. Além da capacitação, houve acompanhamento do trabalho in loco, que acontecerá em três ou cinco ciclos de atividade, casa a casa, em toda a zona urbana, uma vez que o mosquito Aedes aegyti tem hábitos domiciliares.

O supervisor de campo ainda esclareceu: “São necessários esses ciclos, pois o inseticida utilizado é biodegradável, se decompondo a cada duas horas. Se o mosquito estiver na fase de pupa, que é quando vive na água, pode eclodir depois da passagem do UBV. Por isso, voltamos para fazer o reforço, de forma a combater todos os mosquitos em sua fase adulta”, afirmou.

A coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Santo Antônio do Grama, Cristina Dias Pereira Amorim, destacou que o município tem se empenhado no enfrentamento às arboviroses, incluindo treinamento de servidores municipais, mutirão de limpeza e evento de mobilização social. “Realizamos, no último dia 11, visitas casa a casa com orientações, eliminação de focos e remoção de inservíveis. Também houve atuação à beira do Ribeirão Santo Antônio, que acumulou muito lixo devido à enchente causada pelas chuvas recentes”, relatou.

Cristina ainda mencionou evento organizado pela Escola Municipal Expedito Pereira Lima, ocorrido no último sábado (14/3), quando alunos, pais e comunidade escolar, num total de 150 pessoas, se envolveram para sensibilizar a população sobre o tema. A ação contou com paradas na rua, dança e teatro.

Por Tarsis Murad