O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, tomou posse nesta quarta-feira (24/4), em Brasília, para o segundo mandato como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele foi reeleito por unanimidade pelos gestores estaduais de saúde de todo o país junto aos integrantes da Diretoria do Conselho para a gestão 2024/2025.

Crédito: Asscom Conass

“Meu compromisso para essa nova gestão, junto a toda a Diretoria, é buscar muitos caminhos estruturantes e propor mudanças e ações para o nosso futuro”, ressaltou Fábio Baccheretti.

“Quero destacar que a diretoria inteira foi reeleita, escolhida pelos 26 estados e o Distrito Federal. Isso mostra que este grupo esteve unido, que fez um trabalho coletivo e bem feito”, afirmou o secretário.

Baccheretti agradeceu pelo apoio e confiança na sua escolha para representar todos os estados por mais um ano e destacou que a primeira gestão foi um grande aprendizado, que aprimorou seu olhar em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu continuo com o compromisso com os meus colegas e com o sistema de saúde para enfrentar as pautas difíceis, buscar soluções para os problemas estruturais e transformar o SUS”, salientou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, parabenizou o presidente e a diretoria. “Agradeço pela amizade, acolhimento e parceria que tivemos ao longo do ano. Tivemos muitas pautas importantes, num país com um sistema universal de referência para o mundo. É uma grande satisfação estar aqui com os membros da equipe técnica que dia a dia dialogam com os secretários estaduais para dar conta dos grandes desafios da saúde”, afirmou.

Durante o evento, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, enalteceu a parceria entre os Conselhos que, em um trabalho conjunto, tem levado o controle social a ser respeitado no cenário internacional, se consolidando cada vez mais também no Brasil.

“A forma como conduzimos a 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os estados realizando as etapas estaduais mesmo diante das dificuldades impostas, fortalece ainda mais a nossa parceria e o nosso SUS. É responsabilidade de cada um de nós, gestores, profissionais de saúde e controle social, liderar o fortalecimento do nosso sistema, que é referência para o mundo”, disse.

Hisham Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), colocou os Conselhos de Secretarias Municipais à disposição das secretarias estaduais de saúde, além de parabenizar a diretoria reeleita. “A gestão estadual tem um papel fundamental no fortalecimento da saúde pública brasileira e das relações bipartite e tripartite. Por isso, estamos à disposição dos secretários estaduais nessa relação de respeito e entendimento em busca de um SUS cada vez mais fortalecido”, concluiu.

Por SES-MG Jornalismo, com informações da Assessoria de Comunicação do Conass