A vacinação infantil contra a covid-19 começou nesta terça-feira (18), em Muriaé, que registrou a primeira criança residente na área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá a receber a primeira dose de imunização contra o vírus Sars-Cov-2. A distribuição da remessa, com 2.490 doses infantis da Pfizer, foi efetuada nos dias 17 e 18 de janeiro, o que permitiu a organização dos 31 municípios para iniciarem a campanha localmente.

Crédito: Comunicação/Prefeitura de Muriaé

Pietro Rouxinol Miranda, de 10 anos, foi imunizado na UBS Barra II. A mãe relatou estar emocionada. “Estou feliz pela conquista do meu filho. Já tem dois anos que ele não vai para escola por ser parte do grupo de risco, e também pelo meu esposo ter sofrido AVC há um ano e meio. Então, hoje é um alívio e uma alegria por ele ser a primeira criança de Muriaé a ser imunizada”, disse Teresa Rouxinol. “Com a vacina, vou poder voltar a sair e ir para a escola”, celebrou Pietro.

Neste primeiro dia de imunização em Muriaé, as doses estão sendo destinadas apenas para crianças de 5 a 11 anos de idade que tenham algum tipo de deficiência e/ou comorbidades. Vale ressaltar que é necessário apresentar atestado ou laudo médico que comprove a situação de saúde. A escala de vacinação terá a primeira evolução já na quarta, dia 19 de janeiro, com a liberação do calendário para crianças de 11 anos completos sem deficiência ou comorbidades.

Opiniões

Para Marcos Guarino, vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Muriaé, imunizar o público infantil pode contribuir na contenção da pandemia. “Temos muitos motivos para vacinar nossas crianças pois, além da eficiência da imunização ser comprovada cientificamente, foi observado que indivíduos nesta faixa etária, até 11 anos, podem portar o vírus de forma assintomática, e a imunização desse grupo vai diminuir a contaminação. Aproveito para deixar meu agradecimento à Gerência Regional de Saúde de Ubá, por todo apoio e presteza, que proporcionou sermos a primeira cidade a iniciar essa fase da campanha”, destacou Marcos, que também é médico.

A conscientização dos pais sobre a imprescindibilidade de imunizar os filhos é um desafio apontado pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems regional), Felício Rodrigues Silva. “A vacinação das crianças dessa faixa etária irá trazer mais segurança para a volta às aulas, em fevereiro. Entretanto, nos preocupa a adesão das famílias; basta olhar o quantitativo considerável de pessoas adultas que não concluíram o ciclo vacinal. Cabe a nós, que defendemos o SUS, lutarmos para que a polêmica, criada antes da liberação da vacina para crianças, não interfira no alcance das metas vacinais, até porque a variante ômicron se propaga de forma assustadora", destacou Felício.

“Nosso desejo é que essa manifestação de alegria pelo lançamento da vacinação das crianças contra a covid-19, realizada hoje no município de Muriaé, possa se repetir nos 31 municípios, fortalecendo o combate a essa pandemia que já dura dois anos. Estendemos nossos agradecimentos aos familiares dessas crianças, por esse gesto tão essencial e significativo de amor a Vida”, finalizou Franklin Leandro Neto, diretor GRS-Ubá.

Por Keila Siqueira de Lima