Na segunda-feira (17/1), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina iniciou a distribuição da primeira remessa de vacinas da Pfizer, contra a covid-19, destinadas ao público infantil, que envolve a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. A ordem da vacinação seguirá por faixa etária, iniciando pelas mais velhas, com prioridade para crianças com comorbidades e/ou deficiências permanentes, residentes em comunidades quilombolas e em aldeias indígenas.

Divulgação

Para a alegria de Márcia Regina Guimarães Cunha, mãe da Júlia, de 8 anos, do município de Alvorada de Minas, a angústia e o medo estão chegando ao fim. “Não tenho nem palavras para descrever a minha alegria. As famílias que têm crianças com comorbidades ou alguma deficiência, como é o caso da Júlia, e que passam por tratamentos, acabam sendo expostas e colocadas em risco. Nossa, como esperei ansiosamente por este dia! Eu sei que a vacina é eficiente e salva vidas. Estou imensamente feliz e agradecida pela Júlia e por todas as crianças que terão a oportunidade de se protegerem”, comemorou Marcia.

De acordo com Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica da Imunização da SRS-Diamantina, 2.620 doses foram disponibilizadas para os municípios que compõem a Regional. “Nosso território conta com cerca de 44 mil crianças aptas à vacinação, conforme estimativa da fundação João Pinheiro (2020). Sendo assim, o quantitativo de doses recebido pela Regional, nessa primeira remessa, corresponde a 5,9% do público-alvo. A nossa expectativa é que, ainda nessa semana, chegue mais doses da vacina para avançarmos com a imunização. Todos os municípios passaram por treinamento e estão preparados para vacinação do público infantil”, informou Carolina.

Primeira criança vacinada na macrorregião

A garotinha Júlia Gabrielly Cunha Melo, que possui paralisia cerebral, foi a primeira criança vacinada dentro da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, composta por 34 municípios. A aplicação da vacina foi realizada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Alvorada de Minas, pela técnica de enfermagem Sirlene Vieira, e contou com a presença do prefeito Valter Antônio Costa e da secretária municipal de Saúde, Lara Carolina.

Por Ricardo Maciel