O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, como mês mundial de combate ao câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, correspondendo a 28,6% das mortes da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Divulgação

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para potencializar as chances de cura. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, como histórico familiar, ou 50 anos sem esses fatores, devem consultar com urologista. O diagnóstico pode ser feito por meio do exame de toque retal, que identifica alterações da glândula, além de exames de sangue específicos.

“Novembro é o mês dedicado à saúde do homem, momento de chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata. Com esse objetivo, os municípios devem fomentar e intensificar as ações para sensibilizar e conscientizar os homens quanto a importância de cuidar da sua saúde. É um momento importante para divulgar informações sobre a doença e também para quebrar tabus. Descobrir a doença no estágio inicial possibilita tratamento menos agressivo e com alta chance (90%) de cura. Daí a importância da conscientização da população quanto à doença e a importância do diagnóstico precoce”, argumenta Andréa de Fátima Santos Carvalho, coordenadora de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas.

Nesta semana, os servidores da SRS-Alfenas participaram de um ato simbólico em alusão à campanha de conscientização. Eles foram convidados a usarem roupas azuis e registrarem o momento para divulgar em suas redes sociais, como forma de mobilização social.

Sintomas

Dados do Inca destacam que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Já na fase avançada os pacientes apresentam queixas como: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi