Durante o lançamento foi destacado o tema da campanha “Não enrola Sueli” e a liberação de recursos para a realização de exames de ultrassom no valor de R$ 2,5 milhões

O rosa tomou conta de um dos mais importantes cartões postais de Minas: o Palácio da Liberdade, que foi iluminado de cor de rosa para conscientizar as mulheres mineiras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Crédito: Marcus Ferreira

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa 2014, campanha lançada na tarde de terça-feira (30/09) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). A campanha convoca mulheres de 40 a 69 anos a fazerem a mamografia de rastreamento.  Com o tema “Não enrola Sueli”, a Secretaria pretende conscientizar as mulheres nessa faixa etária a não deixar o exame para depois. As ações se estendem por todo o estado e tem como diferencial mostrar à mulher contemporânea um futuro saudável e promissor.

Durante o evento, o Secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, assinou uma deliberação que permite o repasse de incentivo financeiro extra no valor de R$ 2,5 milhões ao ano para a realização de exames de ultrassom, nos casos em que a mamografia não for suficiente para o diagnóstico conclusivo. Com esta ação, a SES incentiva que os prestadores garantam o acesso rápido e fácil aos exames para diagnóstico do câncer de mama e, caso encontre alguma alteração, terá assegurado os exames completares até o término do tratamento. “Aliado ao pioneirismo das ações preventivas de saúde, Minas Gerais é o único estado da federação a ter um programa estadual de controle e prevenção do câncer de mama de forma tão abrangente e presente na vida de suas cidadãs”, ressaltou o Secretário. 

Salão solidário

Além da iluminação de monumentos e prédios públicos, como o Palácio da Liberdade e a Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e em municípios do interior, a campanha conta com o Salão da Solidariedade, que tem o objetivo de melhorar a autoestima das mulheres, incentivando a realização de mamografias. O salão oferece corte de cabelo e serviços de manicure e pedicure. As mulheres que desejarem também poderão doar os cabelos para a confecção de perucas destinadas às pacientes em tratamento contra o câncer de mama.

Em Belo Horizonte o salão funciona nesta quarta-feira, 1/10, no estacionamento da Rodoviária, no centro da cidade, onde estará também uma das 10 unidades de mamografia móvel. As unidades percorrem localidades onde não há mamógrafos disponíveis e já chegaram a 300 municípios e realizaram mais de 160 mil mamografias. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, Sérgio Bicalho, as unidades móveis são fundamentais para o sucesso do programa, reduzindo a mortalidade. O coordenador destaca que este ano o número de mamografias realizadas em relação ao ano de 2009 deve dobrar.

Minas é o estado brasileiro pioneiro no rastreamento do câncer de mama financiando a mamografia em mulheres de 40 a 49 anos, sendo que 35% dos exames são realizados nesta faixa etária. Bicalho acrescenta que a mamografia é imprescindível para a prevenção do câncer de mama cuja detecção precoce é capaz de reduzir a taxa de mortalidade alcançando até 95% de taxas de cura.  O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais, Clécio Ênio Murta de Lucena acrescenta que 1/3 dos casos acomete mulheres com idade abaixo de 50 anos.

A campanha conta, ainda, com a participação das madrinhas do Outubro Rosa, mulheres que colaboram na divulgação e conscientização sobre o câncer de mama e prestam apoio à iniciativa. Flávia Freitas, uma das madrinhas, disse que o papel da madrinha é fundamental para a campanha, pois ela se torna uma referência para pautar e divulgar a iniciativa, não só em Minas, como em todo o país. “Oferecer o conhecimento é fundamental para a prevenção. Quanto mais a mulher se apodera dessa informação, mais ela estará apta a cuidar da sua saúde no combate ao câncer de mama”, defende.

O evento contou com a participação da grafiteira Maria Raquel Bolinho, outra madrinha do Outubro Rosa. A artista, que caracteriza mulheres emblemáticas nas artes e na ciência, valendo-se da estilização em cupcakes, criou para a campanha uma tela com a representação do bolinho caracterizado como a pintora mexicana, Frida Khalo.

Crédito: Marcus Ferreira

O lançamento da campanha também foi marcado pelo depoimento de Selma Maria de Souza, moradora de Itaúna, que descobriu o câncer por meio de uma mamografia realizada em uma das unidades móveis. A identificação precoce da doença evitou que fosse submetida à quimioterapia e permitiu que recebesse tratamento pelo Sistema Único de Saúde.

Por Luciane Marazzi