Começa na próxima quarta-feira (23/04), às 18h, o curso de capacitação em Triagem Neonatal direcionado aos enfermeiros da Estratégia em Saúde da Família e dos hospitais da região vinculados à coleta do teste do pezinho. A organização do evento é da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Coronel Fabriciano em parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad/UFMG). O curso, que irá acontecer até sexta-feira (25), será realizado pela equipe técnica do Nupad/UFMG no Auditório Padres do Trabalho, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG, em Coronel Fabriciano.;

De acordo com a referência técnica do Programa Viva Vida da SRS Coronel Fabriciano, Vitória Teles, o objetivo do curso é capacitar os profissionais do serviço e, consequentemente, tentar reduzir a incidência de amostras inadequadas e/ou insuficientes para o programa de Triagem Neonatal e contribuir para qualificar a assistência à criança.

O Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais foi implantado pelas resoluções nº 789 de 22/09/1993 e nº 982 de 11/03/1994 da Secretaria de Estado de Saúde, e vinculou-se em 2001 ao Programa Nacional de Triagem Neonatal por meio da Portaria 822 do Ministério da Saúde.

O Governo do Estado, respeitando recomendação do SUS para priorizar convênios nesta área com instituições públicas, credenciou a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – como seu órgão executor. Estas ações estão vinculadas ao Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde e compõem o rol de ações da Rede Viva Vida da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico - Nupad - criado em 1993, é órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, e credenciado em 2001 pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado.

Cursos

Desde 1996, o Nupad realiza cursos de capacitação (exceto nos meses de janeiro e julho) direcionados aos profissionais de saúde que atuam na triagem neonatal em todo o Estado de Minas Gerais. A ação do programa permite diagnosticar precocemente diversas doenças congênitas, em geral assintomáticas no período neonatal. Desta forma busca-se interferir no curso da doença, pela instituição do tratamento precoce, levando à diminuição das sequelas associadas a cada doença.

Por Roberto Bertozi