Na terça-feira (03/12), a Regional de Saúde de Alfenas promoveu em sua sede uma capacitação sobre prevenção do câncer bucal e diagnóstico diferenciado. Foram convidados cirurgiões-dentistas, coordenadores de saúde bucal e coordenadores da atenção básica dos municípios de sua abrangência.

cancer bucal2

A capacitação foi ministrada pelo doutor em patologia bucal pela USP e professor da faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas, João Adolfo Costa Hanemann, e contou com apresentação dos servidores Heron Ataíde Martins, referência técnica em Saúde Bucal e Andréa de Fátima Santos Carvalho, coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde.

Ao abordar sobre a doença, João Adolfo Costa Hanemann, aponta que “as estatísticas e dados do Ministério da Saúde e do INCA, mostram que há maior incidência de câncer bucal em pacientes do sexo masculino, na faixa etária de 40 a 70 anos, brancos e com exposição mais frequente ao sol. É o quinto tipo de câncer mais frequente nos homens. Porém, houve aumento de casos em mulheres nos últimos anos. É importante observar também que Minas Gerais é o 3º estado com mais número de casos no país”, disse.

Ainda segundo Hanemann, “os dentistas precisam estar mais alertas e preparados para atender ao paciente adequadamente, conferindo um diagnóstico precoce. As lesões em estágio inicial, logicamente, respondem bem melhor ao tratamento. O câncer de boca em geral não leva o paciente a óbito, o que leva a óbito são as metástases que ocorrem quando o diagnóstico e o tratamento demoram ”, alerta.

Segundo a referência técnica em Saúde Bucal SRS, Heron Ataíde Martins, os municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Alfenas promoveram ações de conscientização durante a Campanha do Novembro Azul. “Por acometer principalmente homens, nós sugerimos que eles fizessem ações combinadas, com outros profissionais, de enfrentamento de fatores de risco, como tabagismo e etilismo, além de ações de rastreamento. E a resposta foi muito boa, eles nos enviaram fotos das atividades. Foi muito trabalhada também a prevenção na zona rural, onde as pessoas geralmente estão mais expostas ao sol em suas atividades”, explicou.

Os participantes foram informados também do fluxograma elaborado pela Regional para o tratamento adequado, abordando a realização da biópsia, diagnóstico, encaminhamento ao médico especialista e radioterapia ou tratamento complementar. Eles apresentaram sugestões para o acompanhamento dos casos encaminhados para as unidades de referência, em Alfenas.

“Gostei muito desta capacitação, já conhecia o professor e o trabalho que realizam em Alfenas. Ele compartilhou conosco experiências que vão acrescentar muito para as nossas rotinas de atendimento nos consultórios. Sugiro que venham também outros temas, como a urgência e emergência e a odontopediatria, por exemplo. No nosso município, a equipe toda quis participar”, contou Luiz Alberto Segreti, dentista e coordenador da Saúde Bucal de Juruaia.

Por Thayane Lenzi