Numa iniciativa conjunta dos núcleos de Atenção Primária à Saúde (Napris) e de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador (Nuveast), a Regional de Saúde de Montes Claros realizou nesta quinta-feira (31/10), reunião de alinhamento de informações com os municípios que integram a sua área de atuação, sobre a migração da digitação das doses de vacinas aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o sistema e-SUS. Trata-se de uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração dos sistemas de informação em saúde, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado da população por meio do Cartão Nacional de Saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

Durante o encontro realizado em Montes Claros, reunindo referências técnicas de imunização dos municípios, o coordenador do Napris, João Alves Pereira,explicou que a Portaria 2.499, publicada neste ano pelo Ministério da Saúde, estabeleceu o e-SUS como entrada de dados exclusiva para registro da aplicação de vacinas e outros imunobiológicos nas unidades básicas de saúde. A Portaria começa a vigorar a partir desta sexta-feira, 1º de novembro.

O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) continuará a ser o meio oficial para registro de dados de aplicação de vacinas e outros imunobiológicos por parte dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), policlínicas, hospitais, maternidades e na rede privada de saúde. Além disso, em todos os serviços de vacinação, o SIPNI continuará sendo utilizado para a movimentação dos imunobiológicos, notificação de eventos adversos pós-vacinação e relatórios de coberturas vacinais, doses aplicadas, taxa de abandono, entre outros.

A coordenadora do Nuveast da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destaca a importância do alinhamento de informações entre a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os municípios, a fim de que os registros das doses de vacinas aplicadas nas unidades básicas de saúde continue ocorrendo normalmente, o que possibilita ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde ter acesso a informações exatas sobre a situação vacinal de cada região do Estado e do país.

E-SUS

O nome e-SUS faz referência a um Sistema Único de Saúde eletrônico, cujo objetivo é facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia para reestruturar as informações da saúde em nível nacional. A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS.

O sistema de software público e-SUS AB é um sistema de apoio à gestão do processo de trabalho que pode ser utilizado da seguinte forma: O sistema foi desenvolvido para atender às necessidades de cuidado na atenção básica. Logo, o sistema poderá ser utilizado por profissionais das equipes de atenção básica, pelos profissionais dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), do Consultório na Rua (CnR) e da Atenção Domiciliar (AD), oferecendo ainda dados para acompanhamento de programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde. A primeira versão do sistema apoia a gestão do processo de trabalho das equipes por meio da geração de relatórios, sendo que, a segunda versão contemplará várias ferramentas de apoio à gestão.

 
 
 

Por Pedro Ricardo