A Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) promoveu nessa quarta-feira (30/10), no auditório da Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE), a 1ª Oficina de Monitoramento de Indicadores: Organiza APS. O encontro contou com a participação de gestores e coordenadores de Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica de 51 municípios da Região Leste.

Oficina de Monitoramento de indicadores organiza APS outubro 2019 8

Segundo a coordenadora do NAPRIS da SRS-GV e organizadora do evento, Lidianny Aparecida Godinho Pêgo, o “Organiza APS” é uma proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e seu objetivo é “orientar os secretários e coordenadores dos municípios da jurisdição da Regional que possuem resultados insatisfatórios acerca dos indicadores, a reconhecerem os desafios enfrentados e estabelecer metas crescentes, assim como definir um planejamento/proposta de enfrentamento”, afirmou.

O superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão, na saudação aos participantes, ressaltou a importância da Atenção Primária à Saúde no SUS. “Falarmos de Atenção Primária não é simplesmente afirmar que temos um posto de saúde, uma equipe de Saúde da Família, que se cumprem os protocolos assistenciais e que são gastos os recursos financeiros do Bloco de Atenção Básica, mas é efetivamente a que proporciona mudança nos indicadores, que diminui a mortalidade infantil, que proporcione boa cobertura vacinal e de pré-natal e que faça com que as condições de vida das pessoas mudem para melhor”, salientou.

Ainda segundo o superintendente, “nenhuma política de saúde vai funcionar se as equipes não sentarem para discutir os indicadores, avaliando em que medida toda a estrutura municipal está impactando na saúde da população”, complementou.

Temas

Na parte da manhã foram abordados temas como “Processos de trabalho na APS”, por Lidianny Pêgo; “Monitoramento de indicadores”, pela referência de Epidemiologia, Luiz Patrício; Apresentação da proposta: Organiza APS”, apresentado pela referência técnica do NAPRIS, Ludimila Menezes. Durante o período da tarde, os participantes foram distribuídos em grupos, que no final da programação, apresentaram as propostas em plenária.

A coordenadora de APS do município de Mathias Lobato, Cintia Bastos de Souza, achou a proposta da oficina proveitosa e comentou a importância da análise dos indicadores de saúde. “Com a análise dos indicadores é possível verificar quais ações de saúde que tenho de executar junto à população. Sem o monitoramento dos indicadores não tenho planejamento e sem planejamento não consigo promover serviços melhores e eficazes para os usuários”, finalizou.

Por Frederico Bussinger