Nos dias 02 e 04 de março, a Regional de Saúde de Varginha promoveu, no auditório do Centro Administrativo Sul de Minas, uma reunião sobre Vigilância Epidemiológica e 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O evento teve como público referências dos programas de imunização e Atenção Primária à Saúde de 50 municípios da região.

Durante a reunião, Monique Borsato, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Varginha, apresentou a situação epidemiológica da doença no cenário mundial, nacional e estadual nos anos de 2018 e 2019. Abordou os principais pontos da vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a mudança no sistema de informações de notificação do agravo, que agora passa a ser o SIVEP-GRIPE. “É fundamental o desenvolvimento de uma vigilância ativa, do tratamento oportuno e da adoção de estratégias de estímulo à etiqueta respiratória, além da manutenção de altas coberturas vacinais para a população alvo”, explica.

Créditos: Mariana Ribeiro

Em seguida, Renata Siqueira Julio, referência técnica em imunização da Regional, apresentou os dados da cobertura vacinal de 2018, de forma global, no âmbito da Regional de Saúde de Varginha, bem como segundo as regiões de saúde de Lavras, Três Corações, Varginha, São Lourenço e Três Pontas. Apontou o objetivo da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que é vacinar 90% da população afim de reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes da infecção pelo vírus.
Renata Siqueira informou que neste ano, a vacina será ofertada inicialmente para gestantes e crianças e que, a partir do dia 22 de abril, além destes serão vacinados também os indivíduos com mais de 60 anos, puérperas, trabalhadores de saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, povos indígenas, professores da rede pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Os cuidados com o armazenamento da vacina bem como sua eficácia e as precauções também foram abordados pela referência.

Por fim, Anderson Pessi, responsável pelo suporte técnico do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e Sistema de Insumos Estratégicos (SIES) da Regional de Saúde, apresentou o passo a passo de como deve ser realizado o registro de doses aplicadas, frisando que “as doses referentes à Campanha deverão ser registradas diariamente, para que seja acompanhada a realidade dos municípios e assim, traçar estratégias para o alcance da meta”. Anderson ainda mencionou que o correto registro deve ser feito por salas de vacinação, faixas etárias e grupos prioritários. Já no dia D, que será realizado em 04 de maio de 2019, o lançamento das doses deverão ocorrer conforme orientação do Ministério da Saúde, às 10 horas e 15 horas, no sistema de dados do órgão.

Por Mariana Ribeiro