Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) consistem em uma iniciativa autônoma de municípios geralmente circunvizinhos que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos disponíveis.

O consórcio é um importante instrumento para o planejamento local e regional em saúde, e pode funcionar como uma instância de planejamento conjunto, onde os diversos municípios utilizarão coletivamente serviços que só existem em um ou alguns dos entes federados. Minas Gerais conta atualmente com 81 CIS.

Por terem um papel estratégico e importante na gestão do SUS, já que os Consórcios gerenciam serviços assistenciais, especialmente consultas e exames de média complexidade ambulatorial, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) criou um hotsite com informações sobre o assunto. O site pode ser acessado no endereço www.saude.mg.gov.br/consorcios.

Darlan Venâncio Thomaz Pereira, Subsecretário da Gestão Regional da SES-MG, reforça a importância deste canal como uma ferramenta de divulgação do papel dos consórcios em nosso Estado. “Os consórcios apresentam um modelo alternativo e inovador na superação de lacunas na assistência à saúde. Apresentam a particularidade da regionalização de saúde, atuando com maior eficiência, racionalidade e qualidade na oferta de serviços à população", explicou ele.

Ademais, "o hotsite, além de proporcionar um canal com informações objetivas sobre os consórcios, sua atuação e suas potencialidades, permitirá divulgar as ações a serem desenvolvidas pelo Núcleo de Consórcios Intermunicipais de Saúde”, concluiu Darlan.

Por Ricarda Caiafa