Educadores em Saúde e referências de Mobilização Social da Regional de Saúde de Uberaba reuniram-se nessa segunda-feira (25/06), para oficina de trabalho sobre o tema Intersetorialidade. A referência técnica regional da Atenção Primária, Jessica Scandiuzzi, falou sobre o assunto e, segundo ela, a intersetorialidade articula saberes e experiências, sendo ferramenta fundamental para o trabalho em equipe.

“Esses encontros que reúnem educadores são ricos em trocas e compartilhamentos. A proposta desta última roda de conversa foi a intersetorialidade e a integração com a Atenção Primária à Saúde, que deve também trabalhar com a Promoção à Saúde e ações que se voltem para a melhoria da qualidade de vida da população. Percebi o quão próximos estão os educadores do trabalho da Atenção Primária e, ao mesmo tempo, quanto ainda precisamos avançar nesta integração”, explica Jessica Scandiuzzi.

Iara Irma, referência de Educação em Saúde da regional de Uberaba, apresentou os números do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) nos municípios, além dos casos notificados, descartados, confirmados e óbitos por arboviroses na região. Iara afirma que o encontro de educadores é sempre muito positivo pela troca de experiências que permitem monitorar como cada município trabalha.

“Além disso, os encontros incentivam e dão força aos novatos, fortalecendo laços e a energia do grupo. No entanto, pude observar que ainda há educadores que não estão bem situados quanto ao trabalho a ser desempenhado nos municípios, e precisam de um monitoramento mais próximo”, destaca Iara Irma.

Para a referência em Mobilização Social do município de Delta, Monique Silva, a reunião foi de suma importância aos profissionais que estão à frente das mobilizações sociais de cada município.

“Hoje, a busca por parcerias e o trabalho em equipe otimizam resultados e aumentam o alcance das ações, já que cada setor de atuação tem sua importância e responsabilidade frente às questões prioritárias dos municípios. Após as atividades e a roda de conversa realizada pela facilitadora Jessica, ficaram mais palpáveis as diversas possibilidades a se colocar em prática”, conclui Monique.

 

Por Sara Braga