Nesta quarta-feira, 21/02, ocorreu na Regional de Saúde de Januária, a primeira reunião do ano do Colegiado Regional de Saúde. Estiveram presentes profissionais dos serviços de saúde mental, atenção primária, hospitais, assistência social e convidados das três regiões de saúde sob jurisdição desta unidade.
Crédito: Regional de Saúde de Januária
Um dos principais assuntos abordados na reunião foram as ações estratégias regionais que serão desenvolvidas ao longo do ano para prevenção do suicídio. Tais ações foram estruturadas segundo os eixos propostos pelo Ministério da Saúde, sendo: Eixo I – Vigilância e qualificação da informação; Eixo II – Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde; Eixo III – Gestão e Cuidado. Além disso, foram apresentados e analisados os dados do SINAN (2017) dos 26 municípios relacionados às notificações de violências interpessoal/ autoprovocadas, bem como a subnotificação.

Destacou-se a apresentação realizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena responsável pelo território indígena Xacriabá localizado nos municípios de São João das Missões e Itacarambi. Os profissionais apresentaram as particularidades do território, a composição e trabalho das equipes e as ações que já estão sendo realizadas para prevenção do suicídio.

Como primeira ação para prevenção do suicídio abordou-se o tema saúde mental dos trabalhadores da saúde, a fim de elucidar e proporcionar um momento de reflexão dos presentes sobre as questões do autocuidado.

“Tornam-se necessárias ações conjuntas entre todos os profissionais dos serviços de saúde e pessoas das comunidades para que o enfrentamento e prevenção do suicídio sejam eficazes”, ressalta a referência técnica em saúde mental, Nayra Duarte.

Por Regional de Saúde de Januária