Regional de Saúde de Uberlândia realizou nesta segunda-feira, (28/08), reunião técnica sobre a Campanha Nacional de Multivacinação 2017.Este ano, o período para atualizar as Cadernetas de Vacinação será entre os dias 11 e 22/09, sendo o dia 16/09 o dia D de Mobilização Nacional.

Crédito: Priscilla Fujiwara

O objetivo da Campanha é atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A estratégia é realizada em um período determinado e em um curto intervalo de tempo, quando são oferecidas as vacinas da rotina para melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. A vacinação durante a Campanha é realizada de forma seletiva para público prioritário, ou seja, somente para aqueles que precisam atualizar as Cadernetas de Vacinação. Desta forma não há meta a ser alcançada, porém será avaliado o número de doses aplicadas no período.

Segundo o coordenador de Imunização da Regional de Saúde de Uberlândia, Eduardo Sanchez, são 19 vacinas disponíveis no atual Calendário Nacional de Vacinação. “São catorze vacinas para as crianças e oito para os adolescentes. É fundamental que toda o público prioritário compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal’, explicou o coordenador.

Caxumba, câncer de colo do útero pelo HPV, câncer de pênis, coqueluche, difteria, febre amarela, hepatite A, meningite C, rubéola, sarampo, tétano, tuberculose e varicela são doenças que podem ser prevenidas com as vacinas, explicou o coordenador, “é importante conscientizar a população que a vacina é um método seguro e eficaz de prevenção. Não há evidências científicas que demonstre o contrário”.

Entre as principais mudanças em 2017, está a introdução da vacina HPV para meninos de 11 e 14 anos de idade. As meninas de 9 a 14 anos de idade que ainda não tiveram a oportunidade de serem vacinadas, também podem receber as duas doses.  O Ministério da Saúde passou também a disponibilizar a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 e 13 anos. “É um desafio aumentar a cobertura vacinal entre os adolescentes, os serviços de saúde precisam ser proativos”, apontou Sanchez, que durante a reunião orientou estratégias para atingir este público, como parceria com as áreas de educação para realizar vacinações em escolas; integração com a atenção primária para identificação e busca ativa pelos não vacinados; estratégias de comunicação social para divulgar e informar a população sobre a campanha e sensibilizar os não vacinados, monitoramento rápido de cobertura e regionalizar as estratégias de acordo com as realidades locais.

Em Araguari, a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Lúcia Hirono, afirmou que a gestão está preocupada com as coberturas vacinais “iremos apresentar ao secretário as estratégias de integração com a atenção primária e interlocução com a educação para que tenhamos já um plano de ação definido assim que começar a Campanha em setembro”, relatou.

Saiba quais as vacinas disponibilizadas durante a Campanha de Multivacinação 2017

Por Priscilla Fujiwara