Nesta quarta-feira (26/04), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em Belo Horizonte, um web seminário sobre hábitos saudáveis para a promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, foi discutida a importância da adoção de hábitos saudáveis, em especial a prática da atividade física, para a prevenção e cura da depressão. Clique aqui e confira a galeria de imagens do evento.

Segundo a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado, é fundamental que os profissionais que atuam diretamente com os usuários do SUS disseminem ações de estímulo à prática de exercícios físicos. “Sabemos que a prática de atividade física contribui para o bem-estar das pessoas, e este web seminário é uma oportunidade para difundirmos a importância dessa prática de forma regular. É nosso objetivo que os profissionais da ponta disseminem a atividade física no cotidiano das suas ações, com enfoque na promoção à saúde”, explica.

Crédito: Marcus Ferreira

Já para a Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Campos, promover a prática regular de exercícios físicos é um desafio, que também está relacionado à prevenção da depressão. “As mulheres são o grupo mais inativo em relação à atividade física e os homens costumam diminuir a prática com o avanço da idade. Temos o desafio de promover a prática de exercícios físicos, lembrando da sua importância na prevenção dos transtornos mentais”, disse.

Veja também:
- Confira a série de posts no Blog da Saúde MG sobre "Vida Saudável"
- Assista a transmissão ao vivo da Webconferência pelo Youtube

A prática regular de atividade física é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a manutenção e recuperação da saúde em geral, incluindo na prevenção e parte do tratamento da depressão. Por meio da adoção de hábitos mais saudáveis é possível, ainda, colaborar para o aumento da autoestima, criatividade e socialização do indivíduo. O ideal, de acordo com a OMS, é que sejam realizados pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, ou 75 de exercícios considerados vigorosos, de forma contínua ou acumulada em sessões de pelo menos 10 minutos de duração.

A depressão é um transtorno mental frequente em pessoas de todas as idades. Os sintomas englobam sensação de cansaço, tristeza, humor ou sentimentos impactados, perda de interesse ou prazer, sentimento de culpa, perda do amor próprio, baixa concentração e distúrbios do sono. A prática de atividade física de forma regular e com intensidade moderada possui papel importante no tratamento da depressão, diminuindo sintomas e podendo ser utilizada como recurso terapêutico efetivo, atrativo e de baixo custo.

Além disso, a atividade física está relacionada à elevação dos níveis de endorfina no corpo, que provoca sensação de euforia, estado de ânimo, aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e na regulação das emoções. Também são benefícios da prática de exercícios a diminuição da ansiedade, melhora da imagem corporal, da percepção de competências, autonomia e controle corporal.

Crédito: Marcus Ferreira

De acordo com a Coordenadora de Saúde Mental da SES-MG, Marta Elizabete, a criação de laços interpessoais e aumento do sentimento de pertencimento é outra vantagem que pode ser encontrada na prática de atividade física, em especial naquelas realizadas em grupo. “A atividade física é muito importante quando vem com um sentido, com um vínculo, quando colabora para a criação de laços e melhora da qualidade de vida, não como culto ao corpo de forma exagerada. Ela é fundamental como um modo de melhorar as condições de saúde da pessoa e de construir vínculos”, afirma.

Durante o web seminário, também foi discutida a importância da atividade física nas escolas, durante a terceira idade para prevenção da depressão, como prática integrada à Atenção Primária à Saúde, entre outros temas. Clique aqui e acesse o site Vida Saudável, com dicas para manter a saúde do corpo e da mente.

Por Jéssica Gomes