O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said, participou nesta quarta-feira (05/04), na Regional de Saúde de Juiz de Fora, de uma coletiva de imprensa em que fez um balanço das ações estaduais em relação ao controle, prevenção e enfrentamento do Aedes aegypti.

De acordo com o Said, o Governo de Minas Gerais trata como prioridade o enfrentamento de chinkungunya, zika e dengueque ações para bloquear a proliferação dessas doenças estão no plano de contingência. “O Estado fomenta, por meio das regionais da saúde, a implantação dos comitês para monitoramento epidemiológico. As ações do estado incluem, por exemplo, o envio de técnicos do estado para capacitar os agentes de saúde dos municípios e militares do exército, envio de vacinas, carro fumacê”, explicou.

O subsecretário explicou ainda que cabe à SES-MG fazer o bloqueio de transmissão com a utilização de inseticida, implantação de unidades de hidratação, distribuição de medicamentos e insumos, prestando assistência aos municípios com maior índice das doenças ligadas ao Aedes.

Ainda, na oportunidade, Said fez um comparativo dos casos de dengue em Minas Gerais entre 2016 e 2017, chegando à conclusão que houve uma redução dos casos nesse período. Ele também demonstrou preocupação com o avanço de casos de chikungunya, mas disse que o Estado está preparado e em alerta para aplicar as medidas necessárias para conter o avanço da doença.