O balanço de ações de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, referente ao ano de 2016, contabilizou 4.974 ações em todo o Estado. Esse resultado se deve ao trabalho incessante da Rede Estadual de Mobilização Social que abrange as 28 regionais de saúde e 682 núcleos municipais identificados.

unnamed 10

Tendo como base os conceitos de mobilização social, o objetivo da Rede é fazer com que a população de cada município de Minas se envolva com as questões de saúde, permeando a prevenção e o controle dos males que podem ocorrer de acordo com as práticas comportamentais de cada indivíduo. Isso abrange uma alimentação saudável, atividade física, tratamentos médicos, vacinação, controle do meio ambiente, uso de preservativos, entre outros.

Integrante da Rede Estadual de Mobilização Social da SES-MG desde que foi gerada em 2007, Paulo Fernandes, referência regional em Mobilização Social de Juiz de Fora, incentiva a criação dos núcleos nos municípios sob sua jurisdição e trabalha focado em alcançar o propósito da Rede. “A promoção da saúde é dever do poder público, mas, cabe aos setores envolvidos, observando as competências, adotarem estratégias de informação, educação e comunicação, para envolver a população no processo preventivo, assistencial e curativo dos agravos”, destacou Paulo.

Dos 682 núcleos citados, 46 foram identificados no decorrer do ano de 2016. São eles: Os municípios de Crucilândia e Contagem, da Regional de Belo Horizonte, Piedade de Caratinga e Açucena, da Regional de Coronel Fabriciano, Berilo, Capelinha, José Gonçalves de Minas, Chapada do Norte, Congonhas do Norte e Leme do Prado, da Regional de Diamantina, Água Boa, Alvarenga, Santa Efigênia de Minas e Conselheiro Pena, da Regional de Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro da Regional de Itabira, Pintópolis e Brasília de Minas da Regional de Januária, Chiador, Pedro Teixeira, Bom Jardim de Minas, Mar de Espanha, Coronel Pacheco, Passa Vinte e Goianá,- da Regional de Juiz de Fora, Conceição do Ipanema da Regional de Manhumirim, Claro dos Poções, Francisco Sá, Fruta do Leite, Taiobeiras, Pai Pedro, Juramento e Riacho dos Machados, da Regional de Montes Claros, Ipuiúna e Cambuí, da Regional de Pouso Alegre, Tiradentes, da Regional de São João Del Rei, Cedro do Abaeté da Regional de Sete Lagoas, Itambacuri, São José do Divino, Serra dos Aimorés, Setubinha, Umburatiba e Franciscópolis, da Regional de Teófilo Otoni, São Geraldo, Brás Pires, Tocantins e Vieiras, da Regional de Ubá.

unnamede

O trabalho da Rede consiste em conscientizar toda a população de Minas para que cada pessoa passe a ter atitudes adequadas e que essas se tornem hábitos orgânicos para a obtenção de uma qualidade de vida cada vez melhor.

Por Ana Rita Fernandes