A Regional de Saúde de Divinópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, realizou nessa terça-feira (25/10), Capacitação de abordagem e tratamento à hanseníase para médicos e Bioquimicos dos municípios da Região Ampliada Oeste.

Crédito: Willian Pacheco

O objetivo da reunião foi orientar os profissionais em relação ao diagnóstico Clínico laboratorial da Hanseníase.  “ Buscamos estruturar a consulta Clínica médica com os exames laboratoriaia , fazendo a interface entre o profissional médico e o Bioquímico”, explicou a Referência do Programa de Controle da Hanseníase da Regional de Saúde de Divinópolis, Celma Tavares.

Ao longo do encontro, os profissionais discutiram a formas de transmissão, situação epidemiológica, Diagnóstico, Tratamento, Reações Hansênicas. No Final, os bioquímicos participaram da pática de bacilospia  no laboratório.

Participaram profissionais dos municípios de Bom Despacho,  Bambuí, Dores do Indaiá, Divinópolis, Formiga, Oliveira, Carmo do Cajuru, Pitangui, Itatiaiuçu, Oliveira, Paráde Minas, Nova Serrana, Cana Verde e Leandro Ferreira.

A doença

A hanseníase, doença crônica e de notificação compulsória em todo o território nacional, é infectocontagiosa. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Por Willian Pacheco