Vinte e dois municípios de Minas Gerais realizaram neste sábado (13/02) ações em parceria com o Exército e Aeronáutica de enfrentamento, mobilização e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus que transmitem a Dengue, Chikungunya e Zika.

Mais de 11 mil homens e mulheres das Forças Armadas entregaram material informativo, entre eles o checklist da campanha 10 Minutos contra a Dengue, e conversaram com moradores sobre a importância de eliminar qualquer foco do mosquito e evitar a proliferação das doenças. No Brasil, a força-tarefa contou com mais de 220 mil pessoas em 350 municípios.

Foto: SEGOV/Divulgação.

Em Belo Horizonte, a ação foi no Centro de Saúde São José Operário, no Bairro Nova Vista, região Leste da capital, e teve a presença do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, que representou o governador Fernando Pimentel, da secretária-adjunta de Estado de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, entre outras autoridades. Juntos, eles visitaram três residências da região e conversaram com moradores.

O ministro Nelson Barbosa reforçou que o país está em campanha permanente e unindo todos os esforços para combater o mosquito transmissor das três doenças. “É interesse nacional e precisamos unir todas as esferas de atuação. Nós podemos combater essa epidemia. Estamos estudando a vacina, informando a população para que cada um faça sua parte e prestando assistência às pessoas afetadas, inclusive crianças e gestantes”, afirmou. Ele garantiu que não faltarão recursos para as ações de enfrentamento, mobilização e controle do mosquito.

O secretário Odair Cunha convocou a população a participar do mutirão e a se dedicar um curto tempo por dia para verificar os possíveis focos do mosquito em casa. E reafirmou o compromisso feito pela Secretaria de Estado de Saúde de visitar todas residências do Estado até o fim do fevereiro. Até o último dia 5, 67,7% dos imóveis do Estado haviam sido vistoriados por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

“O Governo do Estado se soma nesse esforço importante para enfrentar o problema grave que temos hoje no Brasil e no mundo. A visitação às residências é fundamental e precisamos de uma parceria permanente da sociedade para interromper o ciclo de vida do mosquito. Se nós nos esforçarmos para que todos sejam agentes de combate ao mosquito venceremos essa guerra. Tenho certeza que a sociedade está se empenhando nessa luta que começa dentro de casa”, afirmou Odair Cunha.

O secretário reforçou uma ação importante do Governo do Estado: o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Entre as várias ações do Comitê, citou a parceria com as empresas públicas Copasa e Cemig, órgãos que também têm feito ações junto à população para combater o mosquito.

Foto: Vander Brás / Ministério da Fazenda.

Minas Contra a Dengue

Criado em dezembro de 2015, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue se reúne semanalmente por meio da Sala Estadual de Comando e Controle e já realizou encontros com as novas diretoras e diretores de escolas estaduais do Estado, Ministério Público, Exército, prefeitos dos municípios em situação mais crítica e se prepara para realizar, no próximo dia 24, uma grande reunião entre todos os prefeitos e secretários municipais de saúde de Minas Gerais.

Além disso, o Governo do Estado liberou R$ 66 milhões em recursos para os municípios investirem na assistência, mobilizações, reforço na contratação de agentes e nas ações de vigilância.

A secretária-Adjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alzira de Oliveira Jorge, disse que a previsão de recursos para ações de vigilância e na assistência ao paciente é de R$ 82 milhões para 2016. Assim como o ministro Nelson Barbosa, ela afirmou que o combate ao vetor é uma prioridade do Estado e recursos não irão faltar para evitar a disseminação das doenças. “Todas as regionais de saúde estão trabalhando para enfrentar essa situação de gravidade que estamos vivendo”, afirmou.

Minas Gerais registrou até o momento 47.261 casos prováveis de dengue e um caso confirmado de zika vírus. Na última semana, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passou a fazer todos os exames para detecção do zika vírus no Estado e a expectativa é de que os resultados sejam obtidos mais rapidamente. Mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya: www.saude.mg.gov.br/dengue

Zika Zero

O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero contou com a participação de todos os órgãos do governo federal, além dos governos estaduais e municipais. A campanha teve a participação de mais de 220 mil militares, 46 mil agentes de endemia, 266 mil agentes comunitários de saúde e funcionários dos Correios, que distribuíram materiais informativos sobre como prevenir e eliminar os criadouros dos mosquitos.

A mobilização passou por mais de 350 municípios, dentre os quais estão as 115 cidades consideradas prioritárias, que tiveram incidência de dengue acima de 100 casos para cada 100 mil habitantes no último bimestre de 2015. Está programada uma nova ação entre os dias 15 e 18 de fevereiro. No período, 50 mil militares atuarão no enfrentamento ao mosquito, inclusive com a aplicação de larvicidas e inseticidas.

Por Patricia Giudice