A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul, realizaram nessa quarta-feira (16/12), no auditório da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, o curso de capacitação e atualização em triagem neonatal.

O objetivo do evento foi capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem referências do Programa de triagem neonatal das microrregiões da área de abrangência da GRS Pedra Azul, visando preparar esses profissionais para diagnosticar precocemente diversas doenças congênitas, em geral assintomáticas no período neonatal, com tratamento precoce e diminuição das sequelas associadas a cada doença.

Crédito: Allan Campos

Bernardo Romanelli, enfermeiro da UFMG, fez a apresentação do programa de triagem neonatal de Minas Gerais, dos procedimentos para a coleta, conservação e envio de amostras da triagem neonatal, abordando também as noções básicas de hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hiperplasia congênita da suprarrenal. Bernardo abordou, ainda, aspectos epidemiológicos da toxoplasmose e da interpretação dos resultados e providências, acesso ao site de monitoramento e resultados e as normas técnicas para coleta, armazenamento e envio de amostras.

Já a nutricionista da UFMG, Michelle Alves, apresentou as noções básicas de fibrose cística, biotinidase, fenilcetonúria, além de discutir as noções básicas da doença falciforme. Para ela, a capacitação na GRS Pedra Azul era uma das prioridades da UFMG devido à alta incidência da doença falciforme e toxoplasmose congênita, além do alto índice de amostras inadequadas que eram envidas pelos municípios da região. “Por isso a importância das capacitações de alinhamento sobre as normas técnicas de coleta, armazenamento e envio de amostras, bem como o conhecimento das noções básicas sobre todas as doenças da origem neonatal. Estamos muito contentes pela recepção e pelo interesse dos profissionais que participaram do treinamento”, afirmou Michelle.

A enfermeira e referência técnica do programa de triagem neonatal e pré-natal do núcleo de redes de atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Fernanda Pamponet, destacou que o curso é uma forma de motivar e preparar os profissionais para atuarem na rotina das unidades de saúde. “Os profissionais demonstraram grande interesse e satisfação com o treinamento e isso nos motiva a sempre buscar as melhores formas de incentivo aos nossos profissionais que trabalham na assistência à saúde”, disse Fernanda.

Por Allan Campos