A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está destinando R$ 49.764.366,45 para custeio de 137 hospitais de Minas Gerais do Sistema único de Saúde (SUS). A medida foi aprovada na quarta-feira, durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS).

Dentre eles, estão três hospitais da região de Mariana e Governador Valadares, que receberão aportes extras devido ao reforço empenhado para atender as vítimas da tragédia de Mariana. A Santa Casa de Ouro Preto e o Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, receberão 100% a mais que o cálculo feito conforme os critérios adotados, e o Hospital Municipal de Governador Valadares, 50% a mais, totalizando R$ 1.162763,63 adicionados aos valores originais. 

Crédito: Deise Meireles.

O resultado contempla 45% dos leitos gerais sem UTI e 69% dos leitos de UTI-SUS do Estado. Metade dos recursos foi destinado conforme o número de diárias das Autorização de Internação Hospitalar (AIH) de média complexidade e a outra metade com base no percentual de incentivo já recebido (programas estaduais e federais) em relação à produção de média complexidade de cada hospital.

“Excluímos hospitais privados com fins lucrativos e alguns que já receberam recursos extras este ano”, disse Maria do Carmo, subsecretária de Regulação em Saúde. Eles estão em 100 municípios mineiros. Os critérios também atendem às discussões da nova política hospitalar do Estado, que vem sendo elaborada, e atendem aos critérios principais de fortalecer os hospitais que são referência nas regiões de saúde.

» Clique aqui e confira a lista com todos os hospitais contemplados e valores.

» Abaixo, você confere matérias detalhadas sobre os recursos destinados aos hospitais de cada Região Ampliada de Saúde (RAS): 

RAS Centro
RAS Centro Sul
RAS Jequitinhonha
RAS Leste
RAS Leste do Sul
RAS Nordeste
RAS Noroeste
RAS Norte
RAS Oeste
RAS Sudeste
RAS Sul
RAS Triângulo do Norte
RAS Triângulo do Sul

Por Jornalismo SES-MG