Com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, foi realizada nesta quinta-feira (23/07) a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Machacalis. Gestores, profissionais de saúde e população discutiram durante todo o dia as ações que foram desenvolvidas pelo município durante os últimos quatro anos.

Segundo a Referência Técnica do Núcleo de Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Jeane Rocha, a Conferência Municipal de Saúde de Machacalis discutiu a importância da Atenção Básica para a promoção à saúde, uma vez que o município de Machacalis oferta 100% de cobertura na atenção primária. “Só é possível diminuir as demandas por atendimentos de alta complexidade se o cuidado na atenção básica estiver fortalecido e estruturado”, afirma.

O Prefeito do município, José Marques Pereira Coelho, destacou a importância da participação de todos os seguimentos da sociedade durante a Conferência de Saúde. “É um espaço democrático para que todos participem, coloquem suas opiniões, deliberações e tomem decisões para uma saúde de qualidade”, disse.

Para o Secretário Municipal de Saúde de Machacalis, Adenilson Pereira Coelho, a participação de todos é fundamental, já que as conferências têm como objetivo discutir as ações de saúde pública para o município. “Estamos participando de um momento de fortalecimento para a saúde do nosso município”, afirmou.

Por Lineu Cardoso