A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta quinta-feira (28/05), a segunda oficina sobre obesidade para profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH). O objetivo da capacitação é debater, junto aos profissionais, a situação epidemiológica e a linha do cuidado do sobrepeso e obesidade no estado. Os participantes da oficina vão atuar como multiplicadores dos conhecimentos em seus municípios.

29-05-obesidade 2015

Estima-se que em Minas Gerais 51% dos adultos estejam com sobrepeso e 12% sejam obesos. Nos 39 municípios que fazem parte da SRS-BH, seriam mais de três milhões de pessoas com sobrepeso e aproximadamente 700 mil obesos. A SRS-BH tem mais de seis milhões de habitantes, quase um quarto da população mineira.

Médica pediatra e epidemiologista, a  referência técnica do Núcleo de Rede à Saúde da SRS-BH, Sandra Marques, explica que a obesidade é uma doença crônica não transmissível e representa um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, principalmente hipertensão e diabetes. “Para abordagem desta patologia de altíssima prevalência é necessário estruturação da linha do cuidado ao sobrepeso e obesidade. A oficina esclarece as atribuições de cada ponto da assistência, planos terapêuticos, fluxos assistenciais e mecanismos de regulação da rede assistencial”, afirma.

Para a realização do evento, Marques aponta a participação multidisciplinar dos organizadores e colaboradores. “Temos um grupo forte organizando e colaborando com o evento. Na SRS-BH, temos a Isabel, nutricionista e referência técnica de Alimentação e Nutrição. Outros profissionais tanto na esfera estadual quanto municipal também têm papel fundamental nessa discussão: Cristina Drumond, endocrinologista e referência técnica da Gerência de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Marcelo Mascarenhas, médico regulador da Central de Regulação Macrocentro; Márcia França, enfermeira e referência técnica do NASF no Núcleo de Atenção Primária à Saúde; Marilene Baptista Bertolini, pedagoga e referência técnica do NASF no Núcleo de Atenção Primária à Saúde; Priscila Caixeta, nutricionista  do NASF de Sete Lagoas; e Waldinere Rodrigues de Souza Soares, responsável técnico das ações de alimentação e nutrição no município de Curvelo e nutricionista da APAE em Curvelo”, listou.

As próximas oficinas ocorrem nos dias 11 e 18 de junho também na sede da SRS-BH.

Saiba mais sobre a programação.

Por Leandro Heringer