Profissionais do Programa Ecos dos Gerais estão no norte de Minas para realizar introdução dos aparelhos de ultrassonografia portátil na rotina hospitalar. De forma pioneira no país, o Governo de Minas está usando em comunidades do Norte de Minas uma tecnologia da Nasa (agência espacial norte-americana) para prestar assistência a astronautas durante missões espaciais. O objetivo é realizar procedimentos guiados por ultrassom e agilizar o diagnóstico, por meio da telemedicina, bem como o tratamento de pacientes em situação crítica que venham a ser atendidos em hospitais ou unidades do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

O Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF foi o primeiro a receber a visita do  chefe da Urgência e Emergência do New Yourk Methodist Hospital, professor Lawrence A. Melniker que falou de sua experiência no projeto. “Esse é um projeto muito especial e importante na área da saúde. É muito gratificante fazer parte dessa implantação no Brasil e levar melhor atendimento para as pessoas que realmente necessitam.” 

O aparelho teve boa aceitação pelos médicos e se mostrou de fácil manejo, como afirma André Santana Ribeiro, médico plantonista da Terapia Intensiva do Hospital Aroldo Tourinho (HAT). “Acompanhei uma pequena parte do treinamento e acho que esse aparelho é muito interessante e auxilia bastante no contato com os pacientes, principalmente na parte de urgência e emergência, onde precisamos de respostas imediatas. Eu pretendo aprimorar essa parte, agora que o aparelho está disponível para utilização do hospital”.

Gestante recebe primeiro atendimento com a ultrassonografia “Point of Care” no HAT. Crédito: Bia Andrade.

Os pacientes gostaram da novidade que evita muitos transtornos por ser de fácil deslocamento como relata Maria Francisca Lopes, contadora, de 26 anos que aguardava pelo nascimento do quinto filho no HUCF. “Tive problemas nas últimas gestações e perdi dois bebês. Agora consegui levar a gravidez até o final e fica difícil até para caminhar. Com esse aparelho, a médica já pode confirmar que meu filho está bem e mesmo sentindo dores eu estou mais segura e meu marido também. Meu filho já vai nascer com sorte!”

O projeto está presente nos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Manga, Janaúba, Januária e Taoibeiras.

O Projeto

O projeto Eco Gerais foi lançado em junho de 2013 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o grupo World Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus) e usa sistema de ultrassonografia “Point of Care”, que significa a utilização de ultrassonografia à beira do leito por médicos não especialistas, a mesma utilizada pelos astronautas quando estão em missão no espaço.

A ultrassonografia “Point of Care” é uma excelente ferramenta para a tomada de decisão, por meio da utilização da telemedicina. Os casos podem ser discutidos à distância com médicos especialistas que podem estar na central operativa da macrorregião, na capital do Estado ou em outros países.

O diagnóstico dos pacientes será feito por sistema de telemedicina, possibilitando a médicos que atuam em municípios distantes de centros especializados de saúde, a rápida obtenção de resultados de exames, tendo como referência a análise em tempo real feita por especialistas atuantes em Belo Horizonte.

Conta com uma equipe de 40 profissionais nacionais e internacionais para capacitar médicos não especialistas que atuam nos serviços de urgência e emergência, pronto-socorro, UTIs e ambulâncias do Samu. Também é utilizado na atenção primária. E já  capacitou cerca de 300 médicos, que atuarão como multiplicadores da metodologia em suas respectivas instituições.