Os aprovados irão atuar nas 37 bases do SAMU na região Norte de Minas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) iniciou a nomeação e posse dos aprovados no concurso público para provimento de cargos efetivos no Samu Macro Norte.Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 12/03, na sede operativa do Samu, em Montes Claros, foram empossados os aprovados para atuar nas bases do Samu de Montes Claros, Capitão Enéas, Francisco Sá, Cristália, Itacambira, Bocaiúva, Francisco Dumont e Coração de Jesus.

Crédito: Jerúsia Arruda

Para Ricardo Afonso Veloso, presidente do Cisrun, este é um momento importante, não somente para o Samu, mas para toda Rede de Urgência e Emergência. “Nossa prioridade são os recursos humanos no sentido de oferecer melhores condições de trabalho e a realização do concurso é um passo fundamental no cumprimento desse propósito. A efetivação proporciona mais estabilidade e vínculo do profissional com a instituição e nosso compromisso é continuar buscando melhorias para a categoria”, explica o prefeito.

O presidente ressaltou que no último ano foi renovada toda a frota de ambulâncias, proporcionando mais segurança e oferecendo melhor suporte aos socorristas. “Agora estamos trabalhando para ampliar a estrutura da sede operativa do Samu, buscando melhorar as condições do espaço físico para o trabalho da equipe técnica. A ampliação também vai abrigar a central de regulação do Corpo de Bombeiros, integrando ainda mais o trabalho das duas corporações”, completa Ricardo.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola, diz que de todas as áreas, nenhuma cresceu tanto no Norte de Minas quanto a da saúde. “Esse crescimento foi possível, principalmente, pela excelência dos profissionais que atuam em todos os pontos da Rede. E certamente, o Samu é um dos principais, já que atua no momento mais crítico, quando cada segundo faz diferença entre a vida e a morte. Muito além da estrutura, o maior investimento que o Governo de Minas pode fazer é nas pessoas, e efetivar os recursos humanos do Samu certamente representa uma valorização, um reconhecimento desse profissional que é tão fundamental na proteção e defesa da vida”, ressalta.

Representando o município de Montes Claros na solenidade, a chefe de gabinete do prefeito Ruy Muniz, Raquel Muniz, destacou o Samu como espaço de aprendizagem e formação profissional. “Cada profissional que está ingressando no Samu, a partir de agora, certamente tem à frente uma grande escola, onde vai aprimorar seus conhecimentos de forma humanizada e altamente qualificada. Além do trabalho que realiza, no atendimento às pessoas, o Samu contribui de forma importante para a formação de novos profissionais, ao abrir suas portas para o estágio de acadêmicos dos cursos de medicina, oportunizando a esses estudantes conhecer melhor o trabalho na urgência e emergência e motivando para que possam se tornar futuros socorristas”, destaca.

O Concurso

Realizado pela Cotec/Unimontes, o concurso oferece 570 vagas para as funções de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, condutor-socorrista e técnico-administrativo, que atuarão nas 37 bases do Norte SAMU Macro Norte instaladas nos municípios integrados ao Cisrun.

O período de posse será de 12 a 21 de março. Na quinta-feira, dia 13/03, serão empossados os aprovados para as bases da microrregião de Brasília de Minas, e na sexta-feira, 14/03, para as bases da microrregião de Pirapora. Na próxima semana, dia 19/03, será a vez das bases da microrregião de Janaúba receber os novos efetivos; dia 20/03, microrregião de Januária; e dia 21/03 os aprovados para as bases da microrregião de Salinas/Taiobeiras.

Os candidatos aprovados terão 30 dias para assinar o livro a contar da data da posse, conforme cronograma. O livro ficará disponível na sede da microrregião no dia da posse e, no decorrer do prazo, na sede do Cisrun, em Montes Claros, no setor de Recursos Humanos do Cisrun.

Os candidatos aprovados e que ainda não foram contratados entrarão em exercício 30 dias após a posse, seguida da entrega da documentação exigida no edital. Os candidatos aprovados e que já se encontram contratados iniciarão seu exercício, ou seja, contagem de tempo para o estágio probatório, imediatamente após a posse, prevalecendo os termos do Edital do concurso.

Por Jerúsia Arruda