Créditos: José Carlos Paiva/Imprensa MGProfissionais da área de Urgência e Emergência de Minas Gerais, do Brasil e do exterior que atuam no atendimento pré-hospitalar e na terapia intensiva estão reunidos entre os dias 21 a 23 de fevereiro, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para trocar experiências durante a 2ª Conferência Internacional de Consenso em Ultrassom no Trauma.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia (Somiti) e a World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus), tem uma proposta inovadora de criar um consenso na utilização da Ultrassonografia em situações de trauma.

Representantes do poder público, da área médica de Minas Gerais e internacional fizeram a abertura oficial do evento nesta sexta-feira, 21/02. A mesa solene foi composta pelo diretor assistencial da Fhemig (representando o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira), Henrique Timo, o presidente do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (representando o coordenador Estadual de Urgência e Emergência e Gerente do Projeto Ecos dos Gerais da SES-MG, Rasível dos Reis), Welfane Cordeiro, o presidente da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva de Minas Gerais, Rogério Pereira, o diretor do Serviço de Cirurgia do JA Cowley Shock Trauma Center dos EUA, Thomas Scalea, a presidente da Federação Latino-Americana das Sociedades de Ultrassom em Medicina e Biologia e representante da Federação Mundial de Ultrassom, Maria Chammas, o presidente da World Interactive Network Focused On Critical Ultrasound da Itália, Enrico Storti, o diretor Internacional do Winfocus da Itália, Luca Neri, o coordenador do Winfocus de Minas Gerais, José Pazéli, a superintendente do Hospital Odilon Behrens (representando o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte), Paula Martins e o defensor público da Defensoria Especial da Saúde, Bruno Reis.

Iniciativa pioneira

Durante o pronunciamento, Timo destacou a importância do evento para o Estado de Minas Gerais, que está desenvolvendo o programa Ecos dos Gerais, iniciativa única em todo o mundo que utiliza o Projeto Ultrassonografia Point-of-Care que traz avanços significativos usando o sistema de telemedicina em tempo real para assistência nas áreas rurais, unidades móveis e rede hospitalar envolvendo todo o sistema de saúde da macrorregião Norte e Belo Horizonte. “A conferência aborda temas relevantes e reforça o fortalecimento das parcerias para trazer benefícios para a população”, destacou. Em seu momento de explanação, Maria Chammas, complementou sobre a importância do fortalecimento entre as instituições. “Vamos trazer nossa experiência para a conferência de forma que possamos contribuir para melhorar o atendimento para os pacientes”, disse.

Na manhã desta sexta-feira, 21/02, as atividades tiveram início com as palestras sobre Inovações na Atenção Global ao Trauma, seguida das sessões plenárias sobre Inovações nas Redes de Atenção ao Trauma pelo Mundo: Américas e Europa. À tarde estão programados dois workshops sobre Potencializando o Cuidado aos Doentes. No sábado, a programação começa dando seguimento à temática dos workshops, seguida da sessão plenária sobre Inovações nas Redes de Atenção ao Trauma pelo Mundo: Ásia. No encerramento está planejada a palestra Inovações na Atenção Global à Saúde para o Desenvolvimento Humano. No domingo finalizam três “Consensus Panel” de discussão.

Por Flávia Freitas