Foram investidos cerca de  R$ 4 milhões na obra, que contou com recursos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (PROHOSP) e de  recursos do próprio Hospital.

 

 

Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro,  às 10h30, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG)   reinaugurou o Pronto Socorro (PS), com a terceira e última etapa de reforma do setor. Foram cinco anos de adequações da estrutura física e aquisições de novos equipamentos, com o objetivo de garantir mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais, além de adequar o Hospital às exigências de órgãos reguladores como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Vigilância Sanitária Municipal.

A última etapa foi realizada na ala norte, onde funcionará a Unidade de Decisão Clínica, denominada, anteriormente, como Observação Adulto Masculina e Feminina. O serviço ganhou um leito a mais para cada gênero, totalizando 22, um leito isolado e uma sala para procedimentos cirúrgicos.

Em 2012 o HC/UFMG inaugurou a segunda etapa, ampliando de 9 para 12, os leitos da Sala de Emergência e quase duplicando a capacidade de atendimento da Observação Pediátrica (de 08 para  15 leitos). A primeira etapa da reforma contemplou a ala sul do PS, quando foram trocados pisos, instalações hidro-sanitárias, redes elétrica e telefônica, além do condicionamento de ar dos consultórios. No espaço funcionam a nova recepção, as salas de medicação e da classificação de risco e os consultórios.

Ao custo aproximado de R$ 4 milhões, a obra teve as despesas financiadas pelo Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, através do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS- PROHOSP e por recursos do próprio Hospital.

Credenciamento dos leitos da Sala de Emergência como leitos de terapia intensiva

Em 2013 o HC/UFMG obteve o credenciamento dos leitos da sala de emergência como leitos de terapia intensiva. Para a sua viabilização, foi  necessário, além dos investimentos na área física, a contratação de novos profissionais por meio de concurso. Médicos com título de especialista em terapia intensiva e também com formação sólida em clínica médica e outras subespecialidades foram contratados para atuarem na UTI do PS. A reforma do espaço físico e a aquisição de novos equipamentos fundamentais para o credenciamento do serviço. No início deste ano, o PS do HC/UFMG recebeu dois cardioversores, utilizados em casos de parada cardiorrespiratória; ventiladores pulmonares, para tratar insuficiência respiratória; monitores multiparamétricos, para a monitorização dos batimentos cardíacos e outros sinais vitais; gerador de marca passo e outros equipamentos, que objetivam assistência mais segura e de qualidade a pacientes graves, reduzindo complicações e índice de mortalidade.

Por Assessoria de Comunicação Hospital das Clínicas