Acontece na próxima quarta-feira, 16/10, às 19h, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, a abertura do I Congresso do Banco de leite Humano da Região Sudeste. A atividade, que terá três dias de duração, é direcionada aos profissionais e estudantes universitários da área de saúde e busca proporcionar um momento de difusão do conhecimento científico na área de aleitamento materno e bancos de leite humano como importante estratégia para a redução da mobimortalidade infantil.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares, que faz parte da rede de hospitais da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e o Banco de leite Humano Referência Nacional do Instituto Fernandes Figueira (IFF).

Durante toda a programação do congresso estarão presentes profissionais renomados em aleitamento materno e bancos de leite humano dos estados que compõem a região sudeste e, também de todo o país. Além do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do Presidente da Rede Brasileira de Bancos de leite humano, João Aprígio Guerra de Almeida, também é esperado o Presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e os coordenadores estaduais do banco de leite humano.

Na ocasião serão comemorados os 27 anos do BLH da Maternidade Odete Valadares e os 70 anos de existência do banco de leite de leite humano do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. A instituição foi a primeira a implantar a iniciativa, e atualmente é considerada referência nacional. Nesse período, a Rede Brasileira de Bancos de leite Humano já foi premiada inúmeras vezes pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Mundial da Saúde (OMS).


Bancos de leite humano no Estado

Minas Gerais está entre os estados com maior coleta de leite humano. De janeiro até setembro de 2013 foram coletados 7.235 litros de leite, 51% a mais que o volume coletado durante todo o ano de 2012. O número de doadoras também cresceu de 4.695 em 2012 para 6.730 em 2013, volume que beneficiou mais de quatro mil crianças.

Atualmente, existem no Estado 12 bancos de leite e 26 postos de coletas que estão distribuídos nos municípios de Araxá, Belo Horizonte, Betim, Brasília de Minas, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Ouro Preto, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Está previsto para este ano a ampliação da rede mineira de bancos de leite humano. Foi aprovado, em 19 de junho de 2013, em CIB de nº 1483/13, a implantação de mais três bancos de leite humano nos municípios de Governador Valadares, Patos de Minas e Diamantina, além da criação de 18 postos de coleta, ligados aos novos bancos e aos antigos.

Pré – congresso

Como parte da programação e antecedendo o Congresso, nos dias 15 e 16 de outubro, irá acontecer o I Seminário de Método Canguru com as neonatologistas Sandra Ornelas e Maria Albertina Santiago, que também é referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES-MG.

Também acontecerá a reunião das referências de todo o Brasil em Bancos de Leite Humano (27 estados) e o I Encontro dos estudantes mineiros: desafios e soluções do aleitamento materno no âmbito do SUS.

 Programação completa do I Congresso de Banco de Leite Humano da Região Sudeste.

Por Miria Cesar