O Ministério da Saúde (MS) publicou ontem, 24/04, por meio da Portaria 664, o Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado de Minas Gerais e Municípios. A RAPS é composta por unidades de saúde destinadas às pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

“Com a aprovação, Minas tornou-se o primeiro estado a constituir uma rede de atenção à saúde mental e o Ministério se compromete a repassar mais de R$ 400 milhões de reais para financiar a prestação dos serviços de saúde mental no Estado e nos Municípios mineiros. Sem dúvida é um grande avanço para a Saúde Pública”, disse Tanit Sarsur, coordenadora de saúde mental da SES/MG.

O Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial de Minas Gerais, que foi apresentado ao Ministério da Saúde e aprovado pelo Ministro Alexandre Padilha, foi produzido em parceria com os municípios mineiros. No documento, que especifica a estrutura dos núcleos de atenção à saúde, o estado traçou as estratégias para ampliar e qualificar a assistência em saúde mental.

Em rede

A Atenção Psicossocial foi elaborada para funcionar em rede. Isso significa que os serviços serão prestados de acordo com a complexidade dos casos e as ações de atenção serão compartilhadas entre todas as unidades. A Rede é composta por Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção Residencial de Caráter Transitório e Atenção Hospitalar.

“A Atenção Psicossocial (RAPS) no estado tem como propósito garantir respeito aos direitos humanos, proporcionando autonomia e liberdade às pessoas. Busca diminuir os estigmas e preconceitos, garantindo o acesso e a qualidade dos serviços”, disse Tanit

Por Juliana Gutierrez