A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participou, no dia 3/5, da inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Heliodora. A inauguração foi organizada pela prefeitura do município juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e o serviço atenderá a quatro municípios.

A superintendente da SRS Pouso Alegre, Adriana Ferreira, reforçou o caráter tripartite da obra. “Este é o produto de um processo de trabalho que envolveu vários atores: gestores municipais, Superintendências Regionais de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério da Saúde (MS) e Cissul. É mais um avanço para o Sul de Minas e melhoria no atendimento pré hospitalar de urgência e emergência. É Minas em busca de Tornar Real o SUS Ideal”.

07.05.2024 - Base Samu Heliodora02

As melhorias com a expansão do serviço do Samu foram destacadas pela secretária municipal de Saúde, Vanderleia Souza Silva. “A nova base em Heliodora vai trazer enormes benefícios à população com o atendimento sendo expandido para quatro municípios”.

O coordenador de Assistência à Saúde da SRS Pouso Alegre, Lucas Botazini, também abordou os benefícios para a população com a inauguração da base descentralizada do Samu. “Não apenas o município de Heliodora, mas também dos municípios adstritos de Careaçu, Natércia e São Gonçalo do Sapucaí serão contemplados. Com o serviço móvel de urgência no território, o cidadão que precisar de uma assistência urgente terá seu primeiro atendimento mais rapidamente a partir de agora, com a implantação do Samu”.

07.05.2024 - Base Samu Heliodora03

O crescimento das novas bases do Samu nos municípios foi pontuado por Silvio Antônio Félix, prefeito de Bueno Brandão e presidente do consórcio Cissul/Samu. “Às vezes algumas sementes que a gente semeia, seja na gestão municipal ou no consórcio, demoram um pouquinho pra frutificar, mas estão frutificando. A ideia de ter uma base para cada três cidades está funcionando”.

Novas bases do Samu
No dia 26/4, em Varginha, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou da entrega de 30 novas ambulâncias ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Macro Região do Sul de Minas (Cissul) Samu. Foram entregues ambulâncias 20 para renovação de frota e dez para a ampliação de novas bases descentralizadas. O evento contou com a participação de servidores da SRS Pouso Alegre. No próximo dia 10/5 estão previstas as inaugurações das bases descentralizadas nos municípios de Delfim Moreira e Pedralva.

Por Otávio Coutinho / Foto: Otávio Coutinho