Os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) disponibilizaram a vacina contra a influenza (gripe) para o público-alvo no Dia D da vacinação da estratégia de imunização Vacina Mais Minas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). As vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) também foram oferecidas por vários municípios para atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes.

O Dia D da vacinação foi realizado em 13 de abril em todo o estado de Minas Gerais como uma iniciativa da SES-MG para aumentar as coberturas vacinais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais reforça que a imunização minimiza o risco de infecções preveníveis, como a gripe, e evita a reintrodução de vírus causadores de doenças já erradicadas, mas que ameaçam retornar com os baixos índices de vacinação.

No município sede da Regional de Saúde de Passos, o Dia D foi acompanhado pela superintendente Regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, e pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), Márcia Aparecida Silva Viana. Elas estiveram na sala de vacinas do Centro Social Urbano (CSU), juntamente com o prefeito Diego Rodrigo de Oliveira, o secretário municipal de Saúde, Thiago Agnelo dos Reis Salum, a referência técnica municipal em imunizações, Priscila Soares Correia Faria, e a equipe de vacinação.

Conforme avalia a superintendente Kátia Gonçalves, a ampla mobilização promovida pela SRS Passos, em parceria com as secretarias municipais de saúde, levou a comunidade a comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para participaram do Dia D de Vacinação. “Em alguns municípios, a campanha foi antecipada. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários”, disse, acrescentando que as doses para as vacinas do PNI estão disponíveis nas salas municipais de imunização. “As unidades de saúde estão preparadas para oferecer as vacinas necessárias em todas as fases da vida, desde a infância até a idade adulta e a terceira idade”, observa Kátia Gonçalves.

A superintendente da SRS Passos afirma também que o Dia D de mobilização favoreceu “uma grande repercussão no processo de adesão à vacina”. “É fundamental contar com o apoio das secretarias municipais de saúde para garantir que as salas de vacinas estejam abertas no sábado. A imunização no sábado possibilita o amplo acesso e adesão à vacinação, principalmente daqueles que apresentam dificuldades de procurar um atendimento durante a semana”, analisa.

Empenho das equipes
A coordenadora do NuvepiI, Márcia Silva, avalia o Dia D na região de Passos como uma ação que foi possível graças ao empenho das equipes de imunização para sensibilizar a população quanto à prevenção das doenças evitáveis com as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do PNI. “O Dia D tem uma importância crucial para a visibilidade das ações de vacinação realizadas em todo o país. O objetivo é justamente destacar a importância que as vacinas assumem no contexto da interrupção da cadeia de transmissão das doenças”, avaliou.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Passos, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou a vacina contra a gripe no Dia D. Durante o sábado, 13/4, as salas de vacinas receberam 1.600 pessoas para a vacinação. Já os imunizantes de rotina do PNI ficam disponíveis durante o ano todo nas salas de vacinas para que a população possa manter o cartão de vacinação em dia.

Em Piumhi, segundo a Central de Vacinas do município, 153 pessoas receberam a vacina para se protegerem da gripe. Outras cidades também fizeram um balanço do Dia D, igualmente destacando a vacina contra a influenza, como Monte Santo de Minas que vacinou 571 pessoas. Em Pimenta, as salas de vacinas das unidades básicas de saúde também foram abertas no sábado, onde 197 usuários foram imunizados.

Também foram ofertados pelos municípios imunizantes para poliomielite, varicela, hepatite A, meningite C, pneumocócica, vacina contra HPV, entre outras doenças que podem ser evitadas com a vacinação pelo PNI.

Por Enio Modesto / Fotos: SMS de São João Batista do Glória e SMS de Passos