Aumentar as coberturas vacinais de todos os imunizantes oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo da ação Vacina Mais Minas, um movimento que ocorreu em todo o estado, sendo realizado nas escolas, entre os dias 8 e 12/4, e com o Dia D de vacinação em 13/4. Com ações de vacinação extramuros e mobilização em escolas municipais, estaduais e particulares, na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba 26 cidades participam da iniciativa, com 184 escolas envolvidas. Em Minas Gerais, foram mais de 1.700 escolas mobilizadas em mais de 600 cidades.

Participaram das ações do Dia D de vacinação os municípios de Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba e União de Minas. Além desses, 26 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo Sul, de abrangência da SRS Uberaba, vêm realizando, nas últimas semanas, mobilizações durante a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) e para atualização de cartões vacinais da população.


No Dia D de Vacinação, houve mobilização nas praças públicas, com brincadeiras para crianças, vacinação em escolas e quadras abertas, atividades lúdicas e outros cuidados em saúde, como aferição de pressão e glicemia, atividades físicas e acompanhamento de peso e medidas. As ações são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de saúde e educação e a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), por meio do programa Saúde na Escola.

Ana Maria de Oliveira Bernardes, superintendente regional de Saúde de Uberaba, lembra que, na última semana, o Estado de Minas Gerais esteve envolvido com a promoção do aumento das coberturas vacinais em todos os municípios, com enfoque especial na comunidade escolar, e, no último sábado, 13/4, com o Dia D de Vacinação. “A partir de toda essa mobilização, que envolveu também ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde realizada em vários locais, nossa expectativa é de que ocorra um aumento no percentual das coberturas vacinais, a partir da próxima semana”, concluiu.

Mobilização nos municípios
Em Pirajuba, foi realizada vacinação no Ponto de Apoio Reginaldo Marciano, onde funciona a Estratégia de Saúde da Família Sinoel Pinheiro da Silva e também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Alexandre Alves. Em ambas, houve atividades voltadas para crianças, com brinquedos, pipoca, algodão-doce e bonecos do Zé Gotinha interagindo com o público. Além das vacinas contra influenza, uma ampla atualização vacinal também foi oferecida à população.

De acordo com Sandra Regina, avó de duas crianças, moradoras de Pirajuba, seus netos estavam totalmente mobilizados para a vacinação. Segundo ela, Melina Muniz, de 4 anos, “por conta própria, pediu aos pais para levarem-na à unidade de saúde para que pudesse ser vacinada. Já o Alexandre Silva, de 7 anos, também foi até a praça para ser vacinado e aproveitou para se divertir com os brinquedos”. Sandra Regina reitera, que o trabalho de mobilização realizado nas escolas foi muito eficiente.

Em Limeira do Oeste, no sábado, 13/4, Dia D de vacinação, além da oferta de imunizantes, as crianças contaram com brinquedos, pipoca e algodão-doce. Na sexta-feira, 12/4, foi realizada no município uma carreata por toda cidade com os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha, e também o Aedes aegypti convocando a população para a atualização vacinal e distribuindo panfletos informativos.

Em Itapagipe, uma grande mobilização ocorreu na manhã do Dia D, na Praça Cohab, com atividades interativas para a população, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes. Assim como em diversos outros municípios da macrorregião de saúde, a mobilização na cidade começou antes, ao longo da semana, e a busca ativa segue até o final da campanha.

Em Uberaba, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) realizou ações de promoção à saúde no Piscinão, com prática de yoga, alongamento, caminhada, circuito funcional, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra influenza e covid-19 e orientações sobre saúde com fisioterapeutas, enfermeiros, biomédicos e educadores físicos. Além disso, três unidades de saúde, uma em cada distrito da cidade, funcionaram durante o Dia D para vacinar a população.

A secretária municipal de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, afirma que o município aderiu à mobilização do Estado para oportunizar a ampliação da cobertura vacinal. Segundo ela, “a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças e salva vidas. Somente ela reduz as chances de evolução das doenças para quadros graves, por isso, o Dia D foi uma excelente oportunidade para todos colocarem a carteira vacinal em dia”.

Em Uberaba, Ana Beatriz Sacchi, mãe de Mateo Sacchi, de 9 meses, vacinou seu filho contra influenza e todas as demais vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), deixando sua caderneta em dia. Segundo ela, a vacinação é importante para impedir quadros mais graves de doenças e também para melhorar a imunidade do bebê. “Na Unidade Matricial de Saúde Luiz Meneghello, no Bairro Volta Grande, os profissionais sempre me orientam sobre as datas corretas de retorno para reforço ou novas vacinas do Mateo e isso me ajuda a organizar e manter em dia a imunização do meu filho”.

Cobertura Vacinal na SRS Uberaba
Todas as vacinas oferecidas pelo SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão sendo ofertadas de acordo com os protocolos e público-alvo de cada imunizante. Até o momento, a SRS Uberaba recebeu 97.710 de vacinas contra influenza, tendo aplicado 34.717 doses, o que representa 14,06% de cobertura nos públicos-alvo de toda a região, até o momento.

A cobertura vacinal de 2024 nos 27 municípios da SRS Uberaba, englobando todas as vacinas disponíveis no SUS, tem uma média de 75,85% de cobertura. O imunizante com menor cobertura na região, é a varicela, com 57,05% de cobertura. Enquanto isso, a primeira dose da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, tem 90,39% de cobertura, porém, a imunização só está garantida a partir da segunda dose, que tem cobertura de 59,64%, até o momento. O segundo maior percentual de cobertura, na macrorregião de Saúde Triângulo Sul é a febre amarela, com 82,34% de cobertura.

Os dados são do Painel Localizasus, acessado em 15/04/2024, sujeitos à alteração.
https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2024/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2024.html#.

Por Sara Braga