Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, em 13/4, o Dia de D de vacinação, por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) das secretarias municipais de saúde. Na área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, sete municípios participaram da ação. Além da vacinação, foram realizadas rodas de conversas, passeios entre outras atividades para a população que aproveitou a ação para se vacinar.

Para aqueles que, por motivos eventuais, estavam com doses em atraso no cartão de vacinação, o Dia D da estratégia Vacina Mais Minas foi a oportunidade para cuidar da saúde com a oferta de todos os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto as vacinas de rotina (disponibilizadas o ano todo) quanto aquelas de campanha (oferecidas em períodos específicos, de acordo com a sazonalidade das doenças), como as vacinas contra influenza (gripe), covid-19.

Para o dirigente Regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndula, essa iniciativa representa um passo significativo para o aumento da cobertura vacinal na microrregião de Saúde Noroeste. “Por meio da mobilização realizada no Dia D de vacinação, pudemos não apenas oferecer as vacinas do Programa Nacional de Imunização do SUS, mas também proporcionar um ambiente acolhedor e informativo para a população e suas crianças”.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí