Entre os dias 8 e 12/4, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação da região, promove o movimento Vacina Mais Minas. A estratégia de imunização é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visando ampliar a cobertura vacinal em todo o estado.

A meta é atualizar o cartão de vacina dos menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), além dos professores, público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza. para alcançar esta meta, ao todo, 22 cidades da SRS aderiram à campanha de mobilização e as equipes das secretarias municipais de saúde estarão presentes em mais de 20 escolas e 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para realizar, além da vacinação, ações como palestras, panfletagem e ações orientativas quanto a importância da vacinação.

Emily Rezende, referência técnica do Programa Saúde na Escola da SRS Alfenas, explicou que trabalhar as ações de educação em saúde e de verificação e atualização vacinal, por meio do Programa Saúde na Escola, é uma excelente oportunidade para aproximação das equipes de saúde com os educandos e a comunidade escolar, o que permite a construção de vínculos. “Além disso, o movimento Vacina Mais Minas é uma importante estratégia para possibilitar melhor saúde e qualidade de vida aos estudantes por meio da informação e imunização”, disse.

As ações do movimento Vacina Mais Minas reforçam a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva, tendo em vista que as vacinas são seguras e eficazes para a prevenção e até mesmo na erradicação de doenças.

Por Superintendência Regional de Saúde de Alfenas