No sábado, 6/4, aconteceu a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Estiva, localizada no município de Coimbra, na Zona da Mata mineira. A obra ficou com intervenções paralisadas por dez anos, sendo retomada em 2023, e contou com um investimento direcionado à construção da Unidade Básica de Saúde no valor de R$ 1,6 milhão.

A nova Unidade Básica de Saúde foi entregue para a população com toda a infraestrutura necessária para ofertar os serviços da Equipe de Saúde da Família (ESF) que atende à localidade, entre consultas médicas, tratamento odontológico, ações de promoção e recuperação da saúde, vacinação, serviço de curativo e acompanhamento pré-natal. 

10.04.2024 - Coimbra - UBS -Ygor Andrade 2

Os serviços de saúde da UBS vão beneficiar cerca de 2.300 moradores do Estiva e adjacências. “É uma melhoria essencial para nossa comunidade. Coimbra tem três equipes de ESF, o que nos confere uma cobertura de 100% do município, e ter uma estrutura adequada para os serviços é bom para os profissionais e para a população. Agora, terão local adequado para vários atendimentos, como o odontológico, ginecológico e de enfermagem, facilitando e otimizando o acesso das pessoas que são assistidas”, explicou Raíssa Araújo Moraes, Secretária de Saúde de Coimbra.

O município de Coimbra tem 7.117 moradores, conforme o censo de 2022, e pertence à área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Ubá. Franklin Leandro Neto, Gerente Regional de Saúde, esteve na inauguração e conheceu o espaço e as instalações. “A SES-MG tem investido no fortalecimento da Atenção Primária, retomando obras paralisadas há anos, como essa de Coimbra, e também investindo em novas construções. Tudo isso com o intuito que 100% dos mineiros estejam sob a cobertura da ESF. Felizmente, nossos municípios vêm aderindo a essa proposta e a população só tem a ganhar”, disse Franklin. 

Por Keila Lima / Fotos: Ygor Andrade